InícioLazer e CulturaRibeirão Preto comemora 166 anos com a São Paulo Companhia de Dança...

Ribeirão Preto comemora 166 anos com a São Paulo Companhia de Dança e a orquestra USP Filarmônica

- continua após a publicidade -

O espetáculo com balé sinfônico, aberto ao público em geral, ocorre no dia 18 de junho, sábado, às 20h, no Theatro Pedro II

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e a USP Filarmônica se apresentam no Theatro Pedro II no próximo sábado (18/6), às 20h, em comemoração aos 166 anos de Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e aberta.

O espetáculo faz parte do calendário comemorativo da cidade, preparado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, e Fundação Dom Pedro, numa realização conjunta com a USP Filarmônica, a orquestra de estudantes bolsistas da USP sediada no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, em parceria com a SPCD, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança.

Serão apresentadas duas obras do repertório da SPCD, acompanhadas pela orquestra USP Filarmônica de Ribeirão Preto, sob regência do maestro convidado Cláudio Cruz.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O público poderá conferir a versão de Mario Galizzi do segundo ato de O Lago dos Cisnes (2017), especialmente montada para a SPCD, a partir da coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov. No segundo ato deste balé clássico há o encontro na floresta do príncipe Siegfried e da princesa Odette, aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Rothbart. A coreografia de Galizzi dialoga com a tradição imortalizada por Petipa e Ivanov no século XIX e se renova nas relações dos personagens e nos desenhos das cenas em uma sintonia fina com a música emblemática de Piotr Ilitch Tchaikovski.

A noite se completa com Madrugada (2021), coreografia de Antonio Gomes, coreógrafo paulista radicado em Genebra (Suíça), contemplando a íntegra das 12 Valsas de Esquina de Francisco Mignone, compostas originalmente para piano e inspiradas em sonoridades caipiras, chopinianas, de serenatas e dos repertórios brasileiros para banda do início do século XX, agora com novos arranjos e orquestrações proliferadas, compostas especialmente por Rubens Russomanno Ricciardi para a SPCD, com apoio da Santa Marcelina (Organização Social de Cultura). No palco, cinco casais se encontram e se desencontram em um baile atemporal à luz do luar, onde a nostalgia se encontra com a jovialidade, agregando gestos contemporâneos às antigas sonoridades da música popular brasileira.

Segundo Rubens Russomanno Ricciardi, que além de compositor é também o maestro titular da USP Filarmônica, “é de grande importância didática a experiência que se soma à formação de nossos estudantes de música, todos jovens bolsistas de nossa orquestra ribeirãopretana da USP, pois numa mesma noite estarão acompanhando a principal companhia de balé da América Latina no fosso do Theatro Pedro II, como ainda praticam o repertório sinfônico romântico russo, já há muito consagrado, ao lado de nossas orquestrações inéditas das antigas valsas brasileiras, em plena sintonia com o tom popular impregnado pelos modernistas de 22”.

O espetáculo presencial terá ainda a transmissão ao vivo pelos canais no YouTube da USP Filarmônica, da SPCD, via Facebook na página da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e na TV aberta, pela TV Câmara Ribeirão.

“Estamos muito felizes em voltar a Ribeirão Preto para participar desta comemoração e, sobretudo, dançar com música sinfônica ao vivo, o que torna o espetáculo ainda mais singular para os bailarinos e para a plateia”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança. “Nossas ações na cidade irão além do espetáculo e contam com um ensaio aberto, oficina de balé clássico, e uma live para podermos dividir parte do processo de invenção das obras e seu diálogo com a música”, completa.

A entrada é gratuita, sem necessidade de convites ou reservas, apenas apresentação do comprovante vacinal. O Theatro estará aberto para o público a partir das 19h30. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111.

foto arquivo pessoal

Ações Educativas

Para aproximar o público à SPCD e à USP Filarmônica, no dia 15 de junho, quarta-feira, das 19h às 20h, haverá live com Inês Bogéa (diretora artística da SPCD), Cláudio Cruz (maestro convidado), Antonio Gomes (corógrafo de Madrugada) e Rubens Russomanno Ricciardi (maestro da USP Filarmônica e que assina as partituras das 12 Valsas de Esquina). Na ocasião, eles falam sobre os processos inventivos na elaboração das linguagens com dança e música, bem como questões da práxis em ambas as artes representativas. A live será transmitida nos canais de YouTube da USP Filarmônica, Theatro Pedro II e SPCD.

Já no dia 17 de junho, sexta-feira, às 18h45, o elenco realiza no Theatro Pedro II um ensaio aberto para alunos de dança de escolas e ONGs da cidade com o objetivo de compartilhar os bastidores de uma companhia de dança profissional na preparação de grandes projetos de dança com orquestra.

“Ribeirão Preto tem uma efervescência notável na música e na dança, seja com os projetos de iniciação musical nos Centros Culturais, até aqueles que preparam os alunos para entrarem na faculdade. Não é diferente na dança, onde já fomos conhecidos por um dos principais festivais do país, e até hoje, bailarinos revelados aqui fazem parte de grandes companhias pelo mundo. Receber a SPDC acompanhada pela USP Filarmônica, com ensaio aberto, todo acesso gratuito e ainda contando com transmissão em TV aberta, pelo nosso convênio com a TV Câmara, certamente será um dos pontos altos das nossas atividades comemorativas aos 166 anos de Ribeirão”, explica Isabella Pessotti, Secretaria da Cultura e Turismo.

Em 18 de junho, sábado, o dia começa com uma oficina de Balé Clássico ministrada por Beatriz Hack, professora-ensaiadora da SPCD. Das 10h30 às 12h, na sala multiuso do Centro Cultural Palace – anexo ao Theatro Pedro II, os interessados poderão conhecer um panorama das técnicas de balé em uma grande companhia profissional. A atividade é gratuita e limitada a 30 inscritos. A inscrição deve ser feita até o dia 15 de junho por meio do link: https://spcd.com.br/educativo/inscricoes.

Serviço

Espetáculo em comemoração aos 166 anos de Ribeirão

Data: 18/06

Horário: 20h

Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Informações: (16) 3977-8111

Entrada gratuita

Programa

O Lago Dos Cisnes – II Ato

Coreografia (2017): Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901).

Música (1877): Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), com partitura revisada por Riccardo Drigo (1846-1930).

Iluminação: Wagner Freire
Cenografia: Marco Lima
Figurino: Tânia Agra
Adereços: Robson Rui
Assistente de coreografia: Sabrina Streiff

 

Madrugada

Coreografia (2021): Antonio Gomes

Música12 Valsas de Esquina (primeira metade do século XX), de Francisco Mignone (1897-1986), com arranjos e orquestrações proliferadas por Rubens Russomanno Ricciardi (2021).

Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Fábio Namatame

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -