Revitalização do Jardim Japonês é concluída e espaço foi reaberto ao público nesta quarta-feira, 19

Além da entrega, Bosque Zoológico Fábio Barreto recebeu diversas benfeitorias estruturais

0
183

Além da entrega, Bosque Zoológico Fábio Barreto recebeu diversas benfeitorias estruturais

Fotos: Fernando Gonzaga

Foi oficialmente concluída nesta terça-feira, 18 de junho, a revitalização e reabertura do Jardim Japonês do Bosque Zoológico Fábio Barreto, que será aberto ao público nesta quarta-feira, 19, data de aniversário da cidade. A iniciativa integra um conjunto de ações que fazem parte de uma 1ª etapa de revitalização do Bosque Zoológico, que também recebeu melhorias como a reabertura do terrário, a reforma do setor de zootecnia, recapeamento de vias, bem como a autorização para a implantação do CETRAS no município.

A cerimônia contou com uma homenagem a um dos idealizadores do espaço, senhor Teruo Abe, onde estiveram presentes familiares, além de integrantes da comunidade japonesa. “Nos 116 anos da imigração japonesa é uma honra entregar esse espaço revitalizado e com todo o glamour que ele merece. Essa foi uma importante iniciativa que valoriza ainda mais o Bosque Zoológico”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Laurindo da Silva.

Já o prefeito Duarte Nogueira ressaltou a importância das intervenções que possibilitaram o resgate e recuperação de um dos pontos turísticos mais visitados e queridos do município. “Essa entrega resgata a cultura e valoriza a comunidade japonesa, além de contribuir como mais um espaço de lazer e integração para todas as famílias”, destacou o chefe do Executivo.

“É também um importante avanço, a conquista da implantação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, que realiza um grande trabalho de atendimento médico veterinário, nutricional e comportamental e reabilitação de animais, além da destinação para soltura em ambiente natural ou para instituições conservacionistas de fauna silvestre”, afirmou.

Revitalização

O Jardim Japonês é ocupado por elementos e símbolos arquitetônicos da cultura japonesa, incluindo “casa de chá”, lagos com carpas, monjolo, entre outros. O local recebeu manutenção total da rede elétrica, instalação de iluminação com holofotes de LED e restabelecimento das luminárias ornamentais; Manutenção e pintura dos ornamentos; Recolocação de parte dos paralelepípedos; Manutenção e pintura do cercamento; Guarita; Monumentos da cultura japonesa, Confecção de um novo monjolo; Limpeza e manutenção dos três lagos, com o manejo de peixes e manutenção e pintura do Mirante.

Também foi feita a manutenção e melhoria do sistema de reuso de água dos lagos, com instalação de caixas d’água para eficiência de filtragem e reuso da água dos lagos, servindo ainda de apoio ao sistema de combate a incêndio; além da instalação de rede de hidrantes de combate a incêndio ao longo do perímetro do Jardim Japonês, com instalação de hidrante recalque e emissão do primeiro AVCB do Jardim Japonês decorrente da instalação do sistema de combate a incêndio

CETRAS

A obtenção da autorização de uso e manejo para início das atividades de Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres ocorreu em março de 2024 após um período de reestruturação das instalações e deliberações junto ao Departamento de Fauna do Estado de São Paulo (DEFAU). O empreendimento compreende um quarentenário capaz de albergar mamíferos de pequeno e médio porte, como raposas-do-campo, tamanduás, capivaras e bugios, por exemplo. A estrutura é também capaz de manter em quarentena aves e repteis em recuperação após cirurgias ou completude do desenvolvimento da fase de filhotes para adultos. Há ainda os setores de maternidade, zootecnia/nutrição, ambulatório veterinário, sala de cirurgia, sala de diagnóstico por imagem, sala de insumos, sala de necropsia e laboratório de análises clínicas.