A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) leva ao palco uma história da mitologia grega na abertura da temporada 2020. Inspirada na história de amor de Orfeu e Eurídice, a ópera, com produção totalmente ribeirão-pretana, terá récitas em março, às 20h, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto. A regência ficará por conta do maestro Reginaldo Nascimento, que celebra, em 2020, o décimo ano de sua carreira como regente na Sinfônica de Ribeirão.
A obra do compositor alemão C.W. Gluck (1714-1787) retrata a trágica história de amor entre os personagens da mitologia. A amada de Orfeu falece e ele acaba entrando no universo dos mortos para tentar trazer Eurídice de volta. A ópera que abre a programação 2020 da Sinfônica de Ribeirão terá a participação do coro do Projeto Tocando a Vida, dos solistas Felipe Rissatti (Orfeu), Mariana Cunha (Eurídice) e Janaina Lemos (Amore). A diretora de cena para esta montagem será a docente do Departamento de Música da USP Ribeirão Preto, Yuka Almeida Prado. O concerto terá apresentação de balé com coreografia dos bailarinos Elydio e Marisol Gallo Antonelli.
O coro, composto por 12 vozes, já iniciou os ensaios com a regente de coro da OSRP, Snizhana Drahan: Blanche Amancio, Marta France, Melissa Tumbert, Nanci Nascimento (sopranos), Dayane Hernandes, Fernanda Onofre, Janaina Fioravante, Lígia Massini Pinto (contraltos), Eduardo Reis, Luiz Paulo Motta (tenores), Fernando Munhoz, Luciano Mendes (baixos).
O programa é uma realização do Ministério da Cidadania e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura.
PROGRAMA
AGENDA – Abertura da temporada 2020 – C. W. Gluck – Ópera Orfeu e Eurídice
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Coro Projeto Tocando a Vida
Dia: março – Horário: 20h30 – Local: Theatro Pedro II
Regente: Reginaldo Nascimento
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto divulga balanço de atividades
Quase 40 mil pessoas assistiram aos concertos e apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), em 2019. Foram 71 apresentações, entre concertos ou óperas, além de apresentações de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos.
A OSRP mantém ativos vários projetos que são executados durante todo o ano, como as séries Concertos Internacionais, Juventude tem Concerto, Concertos Especiais, Música Solidária, Ciranda Sinfônica, Música nas Igrejas, Ensaio Aberto e o projeto Tocando a Vida.
Balanço 2019 em números:
09 apresentações – Série Concertos Internacionais
07 apresentações – Ensaio Aberto de Orquestra
08 apresentações – Juventude Tem Concerto
17 apresentações – Música Solidária
11 apresentações – Ciranda Sinfônica
07 apresentações – Música nas Igrejas
02 apresentações – Concertos Especiais
02 produções – Opera L’elisir d’ Amore
08 – Diversas apresentações, entre elas na Feira do Livro
Público: 37.994
Séries OSRP
- Série Concertos Internacionais – mensal, apresentada no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto.
- Série Juventude tem Concerto – mensal, sempre aos domingos, concertos didáticos, com entrada gratuita.
- Ensaio Aberto – acontece periodicamente no Theatro Pedro II, e é dirigido a estudantes da rede pública de ensino da cidade, com entrada gratuita.
- Série Música nas Igrejas – apresentações em várias igrejas da cidade e região realizadas em parceria com o SESC.
- Ciranda Sinfônica – concertos em praças públicas na região de Ribeirão Preto.
- Tocando a Vida – projeto educativo de formação de instrumentistas e cantores.
- Concertos Especiais – projetos especiais de montagem de óperas ou espetáculos que reúnem artistas locais, nacionais ou internacionais de vários estilos musicais.
- Música Solidária – concertos gratuitos em instituições sociais, hospitais etc.