InícioLazer e CulturaMinczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro...

Minczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro no Theatro Pedro II

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.

- continua após a publicidade -

Uma produção do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, o terceiro maior teatro de ópera do país que comemora 90 anos, em conjunto com a Orquestra Sinfônica da cidade, que completa 100 anos em 2022, reunirá, pela primeira vez desde o advento da pandemia, coro e orquestra para a também primeira apresentação da 9ª de Beethoven nas Américas neste ano em que o mundo levaria aos palcos a obra do compositor alemão pelos seus 250 anos de nascimento.

O concerto será dia 31 de outubro, 20h, sem plateia, com transmissão on-line, regência de Roberto Minczuk com os solistas Lina Mendes (soprano), Carla Rizzi (mezzo-soprano), Anibal Mancini (tenor) e Wladimyr Carvalho (barítono).

A noite contará com participação especial de João Carlos Martins ao piano, executando o Adágio do Concerto no 5 – Imperador, de Beethoven.

Este deve ser o primeiro concerto com coro e orquestra reunidos desde o início do isolamento social no país.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Silvio Contart, presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto informa que o projeto para viabilização do evento é minucioso e envolve acompanhamento de profissionais de saúde da Vigilância Sanitária do município, sonorização especial para os coralistas, que cantarão de máscaras, roteiros desenhados de circulação de músicos e coralistas no teatro desde o primeiro dia de ensaio até a apresentação, medição de temperatura e testagem de músicos para a Covid-19.

O maestro regerá a orquestra no palco e o coro na plateia com distanciamento de duas cadeiras laterais e em fileiras alternadas.

Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II, diz que todo o esforço é válido para oferecer à sociedade um pouco do que foi perdido com a necessidade do isolamento social.

“Com a música, oferecemos um bálsamo à humanidade, num momento em que é possível evocar aquela paz de espírito necessária para alimentar a alma e seguir em frente. Além disso, apesar da complexidade da obra, só poderíamos reverenciar Beethoven e nosso público com a 9ª Sinfonia que, por ser transmitida por internet, chegará a públicos que nunca estiveram num teatro. Este é o papel social e transformador da arte”.

foto internet

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.

“O grupo fará um grande concerto, e a emoção será transmitida mesmo sob as máscaras”, garante a regente de coro da Sinfônica de Ribeirão Preto.

A Sinfônica de Ribeirão é uma das mais antigas do país e prepara-se para os novos formatos de concerto a partir de 2021, quando inicia a programação do seu centenário.

Nona

A 9ª Sinfonia, ou simplesmente Nona, como é conhecida, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven. Ela foi apresentada ao mundo em 1824, em Viena (Áustria). Em 2003, o manuscrito da obra foi a leilão e levado por 3 milhões de euros. Segundo a imprensa, o lance foi dado por telefone por um colecionador particular.

O concerto será transmitido pelas redes sociais da Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II:

Instagram e Facebook: @sinfonicaderibeiraopreto e @theatropedroii
YouTube: www.youtube.com/channel/UCumW4Guhg_mNlVn5K6kTxzw

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -