InícioLazer e CulturaMinczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro...

Minczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro no Theatro Pedro II

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.

- continua após a publicidade -

Uma produção do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, o terceiro maior teatro de ópera do país que comemora 90 anos, em conjunto com a Orquestra Sinfônica da cidade, que completa 100 anos em 2022, reunirá, pela primeira vez desde o advento da pandemia, coro e orquestra para a também primeira apresentação da 9ª de Beethoven nas Américas neste ano em que o mundo levaria aos palcos a obra do compositor alemão pelos seus 250 anos de nascimento.

O concerto será dia 31 de outubro, 20h, sem plateia, com transmissão on-line, regência de Roberto Minczuk com os solistas Lina Mendes (soprano), Carla Rizzi (mezzo-soprano), Anibal Mancini (tenor) e Wladimyr Carvalho (barítono).

A noite contará com participação especial de João Carlos Martins ao piano, executando o Adágio do Concerto no 5 – Imperador, de Beethoven.

Este deve ser o primeiro concerto com coro e orquestra reunidos desde o início do isolamento social no país.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Silvio Contart, presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto informa que o projeto para viabilização do evento é minucioso e envolve acompanhamento de profissionais de saúde da Vigilância Sanitária do município, sonorização especial para os coralistas, que cantarão de máscaras, roteiros desenhados de circulação de músicos e coralistas no teatro desde o primeiro dia de ensaio até a apresentação, medição de temperatura e testagem de músicos para a Covid-19.

O maestro regerá a orquestra no palco e o coro na plateia com distanciamento de duas cadeiras laterais e em fileiras alternadas.

Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II, diz que todo o esforço é válido para oferecer à sociedade um pouco do que foi perdido com a necessidade do isolamento social.

“Com a música, oferecemos um bálsamo à humanidade, num momento em que é possível evocar aquela paz de espírito necessária para alimentar a alma e seguir em frente. Além disso, apesar da complexidade da obra, só poderíamos reverenciar Beethoven e nosso público com a 9ª Sinfonia que, por ser transmitida por internet, chegará a públicos que nunca estiveram num teatro. Este é o papel social e transformador da arte”.

foto internet

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.

“O grupo fará um grande concerto, e a emoção será transmitida mesmo sob as máscaras”, garante a regente de coro da Sinfônica de Ribeirão Preto.

A Sinfônica de Ribeirão é uma das mais antigas do país e prepara-se para os novos formatos de concerto a partir de 2021, quando inicia a programação do seu centenário.

Nona

A 9ª Sinfonia, ou simplesmente Nona, como é conhecida, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven. Ela foi apresentada ao mundo em 1824, em Viena (Áustria). Em 2003, o manuscrito da obra foi a leilão e levado por 3 milhões de euros. Segundo a imprensa, o lance foi dado por telefone por um colecionador particular.

O concerto será transmitido pelas redes sociais da Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II:

Instagram e Facebook: @sinfonicaderibeiraopreto e @theatropedroii
YouTube: www.youtube.com/channel/UCumW4Guhg_mNlVn5K6kTxzw

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Botafogo encara S. José o frio e gramado sintético no sul

O treinador Argel Fuchs relacionou 20 jogadores para o duelo contra o São José-RS, marcado para este domingo (1º)

Governo estuda aumento do Bolsa Família, diz Guedes

A intenção é que o valor do benefício chegue a R$ 300.

Tribunal de Justiça abre concurso para para 845 vagas de Escrevente

Certame disponibiliza oportunidades entre diversas localidades do estado; veja como participar

Dois lotes de parques municipais serão administrados por iniciativas privadas

Gestão e encerramento do contrato (até cinco anos de contrato com a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos).

Ribeirão Preto estende abertura do comércio a partir desta sexta-feira, dia 30

Medida se antecipa ao Plano São Paulo. Veja como ficam os horários.
- PUBLICIDADE -