InícioLazer e CulturaMinczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro...

Minczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro no Theatro Pedro II

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.

- continua após a publicidade -

Uma produção do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, o terceiro maior teatro de ópera do país que comemora 90 anos, em conjunto com a Orquestra Sinfônica da cidade, que completa 100 anos em 2022, reunirá, pela primeira vez desde o advento da pandemia, coro e orquestra para a também primeira apresentação da 9ª de Beethoven nas Américas neste ano em que o mundo levaria aos palcos a obra do compositor alemão pelos seus 250 anos de nascimento.

O concerto será dia 31 de outubro, 20h, sem plateia, com transmissão on-line, regência de Roberto Minczuk com os solistas Lina Mendes (soprano), Carla Rizzi (mezzo-soprano), Anibal Mancini (tenor) e Wladimyr Carvalho (barítono).

A noite contará com participação especial de João Carlos Martins ao piano, executando o Adágio do Concerto no 5 – Imperador, de Beethoven.

Este deve ser o primeiro concerto com coro e orquestra reunidos desde o início do isolamento social no país.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Silvio Contart, presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto informa que o projeto para viabilização do evento é minucioso e envolve acompanhamento de profissionais de saúde da Vigilância Sanitária do município, sonorização especial para os coralistas, que cantarão de máscaras, roteiros desenhados de circulação de músicos e coralistas no teatro desde o primeiro dia de ensaio até a apresentação, medição de temperatura e testagem de músicos para a Covid-19.

O maestro regerá a orquestra no palco e o coro na plateia com distanciamento de duas cadeiras laterais e em fileiras alternadas.

Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro Pedro II, diz que todo o esforço é válido para oferecer à sociedade um pouco do que foi perdido com a necessidade do isolamento social.

“Com a música, oferecemos um bálsamo à humanidade, num momento em que é possível evocar aquela paz de espírito necessária para alimentar a alma e seguir em frente. Além disso, apesar da complexidade da obra, só poderíamos reverenciar Beethoven e nosso público com a 9ª Sinfonia que, por ser transmitida por internet, chegará a públicos que nunca estiveram num teatro. Este é o papel social e transformador da arte”.

foto internet

O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.

“O grupo fará um grande concerto, e a emoção será transmitida mesmo sob as máscaras”, garante a regente de coro da Sinfônica de Ribeirão Preto.

A Sinfônica de Ribeirão é uma das mais antigas do país e prepara-se para os novos formatos de concerto a partir de 2021, quando inicia a programação do seu centenário.

Nona

A 9ª Sinfonia, ou simplesmente Nona, como é conhecida, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven. Ela foi apresentada ao mundo em 1824, em Viena (Áustria). Em 2003, o manuscrito da obra foi a leilão e levado por 3 milhões de euros. Segundo a imprensa, o lance foi dado por telefone por um colecionador particular.

O concerto será transmitido pelas redes sociais da Sinfônica de Ribeirão Preto e do Theatro Pedro II:

Instagram e Facebook: @sinfonicaderibeiraopreto e @theatropedroii
YouTube: www.youtube.com/channel/UCumW4Guhg_mNlVn5K6kTxzw

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Nós já avisamos que aconteceria: 72 casos de hepatite sem motivos no Brasil

Análises reúnem pacientes de dois meses a 16 anos; principais sintomas apresentados são pele e olhos amarelados, febre, vômito e dor abdominal. É só o começo dos efeitos da picada

Maior investidor da bolsa brasileira alerta: “Magazine Luiza vai quebrar”

Quem lacra lucra? : Lulista Magazine Luiza esta sentindo falta das tetas do governo e pode Quebrar. Triste

O nosso adeus a Miguel Liporassi

Ribeirão Preto perde Miguel Liporassi: Não era polêmico nem agressivo, era respeitado pela qualidade, voz e equilíbrio nos comentários. E pela postura com os colegas, leal, ficava longe das intrigas de bastidores.

PREVISÕES DO TAROT EM JULHO DE 2022

As previsões para Julho de 2022, trazem transformação nas finanças, amor, relação familiar

Vice de Lula tem novamente bens bloqueados pelo Ministerio Publico

Justiça Eleitoral determina bloqueio de R$ 11,3 milhões em bens de Geraldo Alckmin no caso Odebrech
- PUBLICIDADE -