Para encerrar os trabalhos de limpeza, manutenção e reparos do Theatro , terceiro maior teatro de ópera do Brasil, começa nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 9h30, a manutenção do lustre de cristal “Gota D’água”, obra de arte de Tomie Otake, uma das maiores artistas plásticas brasileiras.
Para a limpeza e manutenção da obra, que encerra os trabalhos de preservação do teatro, é preciso todo o cuidado e a realização de uma operação que leva cerca de três dias, desde a retirada do lustre para limpeza, troca de lâmpadas e restauro até ser novamente içado até o teto.
“É muito gratificante saber que estamos contribuindo para preservação do Theatro Pedro II com a limpeza e manutenção do lustre concebido pela Tomie, importante artista que trouxe uma linguagem contemporânea para este patrimônio. Essa limpeza simboliza que o Theatro está pronto para o início da temporada”, disse Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II.
A chefe de limpeza do espaço, Nilza Ferreira Nascimento, explicou como é importante manter o local organizado para o início dos espetáculos.
“Durante o ano, devido à grande quantidade de espetáculos, existem lugares que não conseguimos limpar. Por isso, agora em janeiro, pegamos para limpar todos esses detalhes, como iremos fazer com o lustre”, afirmou.
O mês de janeiro, por não ter apresentações, é dedicado para a realização de limpeza, manutenção e reparos em todo o Theatro Pedro II, tombado como Patrimônio Cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), para possa ser preservado e ter mantidas todas as suas características.
Os serviços realizados são a limpeza de todo o prédio, aspiração e calafetação do palco, reparos das varas de iluminação, varas cênicas, trocas de lâmpadas do equipamento de iluminação, serviços de marcenaria, restauração de pintura e boca de cena, manutenção hidráulica, revisão do sistema elétrico, entre outros serviços.
Lustre de Cristal
Desenhado pela arte de Tomie Otake, o lustre de cristal “Gota D’água” é coberto por uma cúpula de gesso estrutural, com a fixação de lâmpadas especiais que fazem suas luzes passarem por entre os recortes, criando um efeito escultural único.
Com 1,4 mil quilos, o lustre tem 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura e possui mais de 80 lâmpadas, que serão todas trocadas nesta segunda-feira, quando o lustre começa a passar pelo serviço de manutenção.
Serviço
Limpeza do lustre de cristal “Gota D’água”
Data: 28 de janeiro, segunda-feira
Horário: às 9h30
Local: Theatro Pedro II
Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 370