InícioLazer e CulturaLustre Gota D’água passará por manutençãoLustre Gota D’água passará por manutenção

Lustre Gota D’água passará por manutençãoLustre Gota D’água passará por manutenção

- continua após a publicidade -

Para encerrar os trabalhos de limpeza, manutenção e reparos do Theatro , terceiro maior teatro de ópera do Brasil, começa nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 9h30, a manutenção do lustre de cristal “Gota D’água”, obra de arte de Tomie Otake, uma das maiores artistas plásticas brasileiras.

Para a limpeza e manutenção da obra, que encerra os trabalhos de preservação do teatro, é preciso todo o cuidado e a realização de uma operação que leva cerca de três dias, desde a retirada do lustre para limpeza, troca de lâmpadas e restauro até ser novamente içado até o teto.

 

“É muito gratificante saber que estamos contribuindo para preservação do Theatro Pedro II com a limpeza e manutenção do lustre concebido pela Tomie, importante artista que trouxe uma linguagem contemporânea para este patrimônio. Essa limpeza simboliza que o Theatro está pronto para o início da temporada”, disse Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II.

A chefe de limpeza do espaço, Nilza Ferreira Nascimento, explicou como é importante manter o local organizado para o início dos espetáculos.

“Durante o ano, devido à grande quantidade de espetáculos, existem lugares que não conseguimos limpar. Por isso, agora em janeiro, pegamos para limpar todos esses detalhes, como iremos fazer com o lustre”, afirmou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O mês de janeiro, por não ter apresentações, é dedicado para a realização de limpeza, manutenção e reparos em todo o Theatro Pedro II, tombado como Patrimônio Cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), para possa ser preservado e ter mantidas todas as suas características.

Os serviços realizados são a limpeza de todo o prédio, aspiração e calafetação do palco, reparos das varas de iluminação, varas cênicas, trocas de lâmpadas do equipamento de iluminação, serviços de marcenaria, restauração de pintura e boca de cena, manutenção hidráulica, revisão do sistema elétrico, entre outros serviços.

Lustre de Cristal

Desenhado pela arte de Tomie Otake, o lustre de cristal “Gota D’água” é coberto por uma cúpula de gesso estrutural, com a fixação de lâmpadas especiais que fazem suas luzes passarem por entre os recortes, criando um efeito escultural único.

Com 1,4 mil quilos, o lustre tem 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura e possui mais de 80 lâmpadas, que serão todas trocadas nesta segunda-feira, quando o lustre começa a passar pelo serviço de manutenção.

Serviço

Limpeza do lustre de cristal “Gota D’água”

Data: 28 de janeiro, segunda-feira

Horário: às 9h30

Local: Theatro Pedro II

Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 370

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Elon Musk resiste à censura brasileira: Confira texto de The Wall Street Journal

Isso mostra que o Brasil não tem mais um Judiciário independente. A triste realidade é que a sua democracia está a morrer em plena luz do dia.

INAUGURAÇÃO DA NOVA GWM GERMÂNICA RIBEIRÃO PRETO

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que há 24 anos ela lidera na China, onde tem uma participação acima de 50%.

🌟🏆 BBB 24: Davi, Isabelle e Matteus são os Finalistas 🏆🌟

O vencedor, escolhido pelo público, receberá o prêmio recorde de R$ 2.920.000,00.

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music 2024: Maior Estrutura e Inovações para Celebrar a Cultura Raiz 🎶🤠

Os preparativos para o aguardado Ribeirão Rodeo Music 2024 estão a todo vapor! Em sua 18ª edição, que acontecerá nos dias 20, 26, 27 e 30 de abril, o evento promete surpreender com uma estrutura ampliada e novidades que exaltam a autêntica cultura sertaneja.

🌈🎉 ONG Arco-Íris Completa 20 Anos de Luta em Defesa da Comunidade LGBTQIAP+ 🎉🌈

Criada há duas décadas para defender os direitos e a dignidade da comunidade LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto, a ONG Arco-Íris celebra um marco histórico neste ano.
- PUBLICIDADE -