InícioLazer e CulturaLustre Gota D’água passará por manutençãoLustre Gota D’água passará por manutenção

Lustre Gota D’água passará por manutençãoLustre Gota D’água passará por manutenção

- continua após a publicidade -

Para encerrar os trabalhos de limpeza, manutenção e reparos do Theatro , terceiro maior teatro de ópera do Brasil, começa nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 9h30, a manutenção do lustre de cristal “Gota D’água”, obra de arte de Tomie Otake, uma das maiores artistas plásticas brasileiras.

Para a limpeza e manutenção da obra, que encerra os trabalhos de preservação do teatro, é preciso todo o cuidado e a realização de uma operação que leva cerca de três dias, desde a retirada do lustre para limpeza, troca de lâmpadas e restauro até ser novamente içado até o teto.

 

“É muito gratificante saber que estamos contribuindo para preservação do Theatro Pedro II com a limpeza e manutenção do lustre concebido pela Tomie, importante artista que trouxe uma linguagem contemporânea para este patrimônio. Essa limpeza simboliza que o Theatro está pronto para o início da temporada”, disse Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II.

A chefe de limpeza do espaço, Nilza Ferreira Nascimento, explicou como é importante manter o local organizado para o início dos espetáculos.

“Durante o ano, devido à grande quantidade de espetáculos, existem lugares que não conseguimos limpar. Por isso, agora em janeiro, pegamos para limpar todos esses detalhes, como iremos fazer com o lustre”, afirmou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O mês de janeiro, por não ter apresentações, é dedicado para a realização de limpeza, manutenção e reparos em todo o Theatro Pedro II, tombado como Patrimônio Cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), para possa ser preservado e ter mantidas todas as suas características.

Os serviços realizados são a limpeza de todo o prédio, aspiração e calafetação do palco, reparos das varas de iluminação, varas cênicas, trocas de lâmpadas do equipamento de iluminação, serviços de marcenaria, restauração de pintura e boca de cena, manutenção hidráulica, revisão do sistema elétrico, entre outros serviços.

Lustre de Cristal

Desenhado pela arte de Tomie Otake, o lustre de cristal “Gota D’água” é coberto por uma cúpula de gesso estrutural, com a fixação de lâmpadas especiais que fazem suas luzes passarem por entre os recortes, criando um efeito escultural único.

Com 1,4 mil quilos, o lustre tem 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura e possui mais de 80 lâmpadas, que serão todas trocadas nesta segunda-feira, quando o lustre começa a passar pelo serviço de manutenção.

Serviço

Limpeza do lustre de cristal “Gota D’água”

Data: 28 de janeiro, segunda-feira

Horário: às 9h30

Local: Theatro Pedro II

Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 370

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -