InícioLazer e CulturaHistória da centenária Biblioteca “Padre Euclides” será contada em fanzine

História da centenária Biblioteca “Padre Euclides” será contada em fanzine

O Projeto Encontros Plures Moura Lacerda chega à Biblioteca “Padre Euclides”, no próximo dia 29, com uma Oficina de Fanzines gratuita e aberta a todo o público, coordenada pelo jornalista e fanzineiro Angelo Davanço

- continua após a publicidade -

A história da centenária Biblioteca “Padre Euclides”, localizada no Centro de Ribeirão Preto, será contada de uma forma diferente. Nada de livros, vídeos ou exposições fotográficas. A verdade, tudo isso junto e ao mesmo tempo agora. A plataforma desta vez, o fanzine, pode até parecer analógica demais em tempos de alta conexão, mas é uma ferramenta pedagógica muito interativa. A 5ª edição do Projeto Encontros Plures Moura Lacerdatrará para a biblioteca uma Oficina de Fanzines, coordenada pelo jornalista e fanzineiro Angelo Davanço.

A atividade, aberta ao público em geral, mas de grande interesse para professores e estudantes, resultará na produção de um fanzine com a história do espaço. Serão utilizados textos, histórias em quadrinhos, ilustrações, fotografias e colagens. A publicação, que será iniciada na oficina e finalizada durante o período férias, tem seu lançamento previsto para o início de agosto.

A Oficina de Fanzines acontecerá no dia 29 de junho (próximo sábado), das 10 às 12 horas, na própria Biblioteca “Padre Euclides”, à rua Visconde de Inhaúma, 490 – 1º andar. O evento é gratuito e com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma www.eventbrite.com.br.

Jornalista e fanzineiro

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Fanzines, ou zines, são publicações alternativas e de baixo custo, geralmente produzidas em fotocopiadoras. Suas páginas trazem ilustrações, textos e colagens, em um processo de produção livre das regras do mercado editorial. Os zines servem para mostrar o trabalho de novos talentos, divulgar informações pouco exploradas pela mídia convencional e, ainda, fazer o registro de histórias de lugares e pessoas por meio de um processo coletivo de produção.

Angelo Davanço tem 50 anos, é jornalista e fanzineiro desde 1991. Trabalhou no jornal A Cidade durante 13 anos e, hoje, atua na produção de conteúdo para mídias impressas e digitais. Produz fanzines e realiza palestras, oficinas e workshops sobre o tema. É editor do zine A Falecida e coordena o encontro mensal Zine Travessa, na Livraria da Travessa do RibeirãoShopping. Mais de seu trabalho pode ser conferido nas redes sociais @angelodavanco ou no blog www.angelodavanco.com.br.

Encontros Plures

O coordenador de Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), e organizador da oficina, Fernando Mello, salienta que o Encontros Plures foi criado para se tornar uma referência no fomento e na promoção da diversidade cultural da cidade e da região. O projeto está alinhado à missão do Moura Lacerda, que atua na construção de novas possibilidades de diálogo com a comunidade.

“A cada edição o projeto torna o local onde ele é realizado um espaço de debate e aprofundamento sobre a democratização do conhecimento. E é isso que veremos nesta Oficina de Fanzines, cujo resultado resgatará a história de um equipamento cultural muito importante para a formação da identidade da sociedade, tudo isso de forma lúdica e artística”, completa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Camping e Restaurante Vale dos Sonhos

Uma opção para passar os feriados ou então dar aquela fugidinha de final de semana, a uma hora de Ribeirão Preto, o local oferece diversão e descanso para toda família

Agendamento: 1ª DOSE em crianças de 9 a 11 anos aberto nesta segunda-feira (24)

Serão disponibilizadas seis mil vagas e vacinação acontecerá na terça-feira, dia 25 de janeiro

Oportunidades: Comece a semana buscando seus objetivos

Há oportunidades para diversas áreas em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Serrana. Veja como se candidatar e boa sorte. Compartilhe com amigos que estão precisando.

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.
- PUBLICIDADE -