De 5 a 9 de julho, o Grupo Utam, empresa 100% brasileira, participa, pela terceira vez, do 5º Festival Santos Café. Realizado na região do centro histórico da cidade litorânea, o festival promove o turismo e o café, com uma programação diversificada de música, oficinas, artesanato, gastronomia, palestras, exposições fotográficas e apresentações culturais.
A 5ª edição do festival é marcada pelo recorde de 83 atrações diferentes, em ruas e 10 pontos na área mais antiga da Cidade, como: Arcos do Valongo, Boulevard da Rua XV de Novembro, Estação do Valongo, Museu do Café, Museu Pelé e a Praça Mauá.
Além de expor sua marca e atrativos do portfolio, a indústria de café com quase 50 anos de existência, com unidades fabris em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), vai oferecer uma degustação completa, baseada na experiência de sabores e sensações inspiradas nas principais tendências de cafés especiais, preparada por equipe de baristas com os produtos: cápsulas monodoses Utam Uno, café Utam Speciale para máquina Bunn e a nova linha super premium, café Fazenda Santa Alcina, que chegou recentemente ao mercado e foi apresentada durante a Fispal Food Service, em São Paulo, de 11 a 14 de junho.
“O Café Utam Speciale, que será um dos produtos em destaque no festival, é apontado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), como destaque em Café Superior”, explica Eder Garcia, supervisor de Food Service do Grupo Utam. O produto foi indicado na premiação “Melhores da Qualidade ABIC – 2018”, após ter sua amostra coletada no mercado e analisada nos laboratórios credenciados pela associação.
Produzido com grãos 100% arábica, o Café Utam Speciale é uma bebida de torra média. Trata-se de um blend diferenciado com notas marcantes e nuances de chocolate, castanhas e avelãs. O resultado é uma xícara de um café intenso, com textura amendoada, corpo marcante e de excelente qualidade.
“Nossa participação no festival é muito importante, pois todos os expositores convidados são de cafés especiais”, comenta Eder Garcia.
A novidade no evento que promete agradar o paladar do público presente, é o café Fazenda Santa Alcina, em novas embalagens modernas e valvuladas para grãos gourmet 500g, latas de 250g de café torrado e moído e cápsulas de alumínio tradicional e aromatizadas naturalmente em cartuchos com 10 unidades.
O Fazenda Santa Alcina é elaborado com grãos da variedade arábica da região da Alta Mogiana, de peneiras 16 a 18, provenientes de cerejas maduras descascadas. O produto é apreciado por consumidores que usam o paladar apurado para perceber as diferentes nuances do café, conforme sua região, plantio e características próprias.
Atrativos do Festival: O evento oferecerá música ao vivo com bandas da região, espaço para exposição e venda de artesanato, barracas de jogos típicos (tiro ao alvo, boca do palhaço e pescaria) e parque de diversões para as crianças, além de degustação e oficinas gastronômicas, entre outras atividades. A área de alimentação contará com sete restaurantes e 15 lanchonetes, mantidos por entidades parceiras do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Toda a renda adquirida com a venda dos lanches e refeições será revertida para as ações das instituições, que atendem milhares de pessoas em toda cidade.
Segundo a organização do Festival Café Santos, a programação deste ano traz muitas novidades. Haverá produção de caricaturas infantis e de pets com o cartunista Sérgio Ribeiro Lemos (Seri), na Praça Mauá; aula de pintura e desenho em campo, com alunos da Fábrica Cultural; roteiro ‘Percursos Calixto – olhar sobre a cidade’ envolvendo o Museu do Café e a Associação Comercial, e visita à oficina dos bondes, com monitoria de guia de turismo.
Além disso, o museu abrirá ao público sua varanda para a realização do Café com Música, espaço onde serão ainda apresentados métodos de preparo de café. Já o Arcos do Valongo (R. Comendador Neto, 3), que concentrará, a exemplo do ano passado, a degustação de cafés especiais, contará pela primeira vez com uma Praça de Alimentação, com itens diversificados.