Em sua 6ª edição, o Festival Fiato al Brasile – Alma em dois continentes, que celebra a música erudita com convidados internacionais, acontece em Ribeirão Preto (SP), de 30 de julho à 6 de agosto, com concertos e conferência gratuitos e abertos à população, em dois locais, sala de concertos da Tulha, e no Theatro Pedro II.
O Festival faz parte de projeto de intercâmbio cultural que é realizado anualmente em duas etapas, uma na cidade de Faenza, na Itália, e outra em Ribeirão Preto, e oferece ao público participante – principalmente jovens instrumentistas, uma experiência de aprimoramento musical, com renomados instrumentistas e cantores, italianos e brasileiros.
A abertura conta com concerto de violoncelos da Frates Cello Ensemble e participação especial da soprano Yuka Almeida Prado, no dia 30 de julho, às 19h, na sala de concertos da Tulha, que fica no campus da USP Ribeirão. Para participar das atividades, é só comparecer ao local no horário. A programação completa está disponível no site www.almarp.com.br.
O Festival Fiato al Brasile é uma uma iniciativa da Academia Livre de Música e Artes em conjunto com o Departamento de Música da FFCLRP/USP, e a Escola Municipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália, com patrocínio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado, por meio das leis de incentivo PRONAC e PROAC, respectivamente, além de apoio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundação Dom Pedro II.
Serviço
Festival Fiato al Brasile – Alma em dois continentes
Local: Sala de Concertos da Tulha USP – Rua Mário de Andrade, s/n – Campus USP-RP
30/07 – 19h – Abertura concerto do Frates Cello Ensemble
31/07 – 19h30 – Conferência com Profa. Martina Drudi sobre “Educação Infantil na Itália”
01/08 – 19h30 – Concerto com Prof. Ricardo Palmezano (Violino) Prof, Aldo Mata (Violoncelo) e Profa. Gladys Padua (Piano)
03/08 – 19h30 – Concerto com Ensemble de Sopros do Festival
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
04/08 – 20h – Concerto com os Grupos de Câmara do Festival
05/08 – 20h – Concerto com a Orquestra e Coro do Festival, com regência de Lucas Galon, Reginaldo Nascimento e Martina Drudi
06/08 – 17h – Concerto “O Canto da Alma”
Programa de abertura:
Fratres Cello Ensemble – 30/07 às 19h TULHA USP
Luigi Rodolfo Boccherini (1743-1805)
Rondó Israel Angeli (1991)
Pequena Suíte Pop
I-Fantasia
II-Love Theme
III-Lamento
IV-Hobbies
João Paulo de Bastos Freitas
Fantasia de um Relógio em Sol Menor
Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar – Guinga (1950)
Senhorinha
Arranjo: Lucas Galon
Heitor Villa-Lobos(1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº5
I-Ária (Cantilena)
II-Dansa (Martelo)
Soprano: Yuka de Almeida Prado
Calebe Schützer Lasso(1993)
Suíte Sertaneja (baseado em temas de Chico Buarque, Caetano Veloso e Geraldo Vandré)