InícioLazer e CulturaCultura apresenta nova sede do MIS

Cultura apresenta nova sede do MIS

Museu está sediado no prédio histórico da Casa de Câmara e Cadeia

- continua após a publicidade -

Na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, o prefeito Duarte Nogueira visitou a nova sede do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno”, instalado no prédio histórico da Casa de Câmara e Cadeia, próximo ao Palácio do Rio Branco. O imóvel localizado na rua Cerqueira César, nº 371, antigo protocolo geral, foi designado como sede do MIS, requalificado e recebeu o acervo do museu.

A secretária da Cultura, Isabella Pessotti, o diretor de Atividades Culturais, José Venâncio Júnior e o chefe de seção do MIS, Renato Caetano da Silva, guiaram a visita ao patrimônio tombado, passando pela sala de exposições, biblioteca de apoio, sala do educativo, sala de pesquisa, reservas técnicas e laboratório. O imóvel recebeu requalificação com projeto acompanhado e aprovado pelo CONPPAC, mantendo suas características arquitetônicas e possibilitando adequações para garantir a acessibilidade ao público.

“O acervo do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto estava há 15 anos salvaguardado na Casa da Cultura, no Mosteiro de São Bento, sem nenhuma utilidade do ponto de vista de exposição e, ao mesmo tempo, sofrendo com as intempéries. Agora, de casa própria, local definido e preparado para isso, para que a população de Ribeirão Preto nas próximas semanas, ou daqui a alguns meses, possa ter acesso a este acervo tão importante para a história da nossa cidade”, declarou Nogueira.

foto arquivo

O chefe do MIS explica que peças estão sendo separadas e higienizadas para a primeira exposição do MIS na nova sede. “Esta exposição falará sobre a história do cinema. As peças tridimensionais, como os projetores, as fotos e os pôsteres passarão por uma curadoria especializada para apresentação ao público. Uma das peças mais antigas do Museu é um projetor datado de 1920”, complementa Renato Caetano.

O acervo do MIS está sendo catalogado e higienizado pela equipe da Secretaria da Cultura. Além da reserva técnica de peças que contam a história de Ribeirão Preto através da comunicação, o local promoverá exposições e atividades de educação patrimonial para escolas e público em geral.

“A ideia é que façamos um roteiro de visitação do patrimônio histórico e cultural de Ribeirão Preto. Temos neste grande quadrilátero o MIS, o MARP, o Arquivo Público e Histórico, a Biblioteca Sinhá Junqueira, o Centro Cultural Palace e o Theatro Pedro II. Futuramente, o Palácio do Rio Branco também integrará este circuito. As escolas poderão visitar estes prédios e conhecer mais sobre a história da cidade, além também de aprender sobre as Praças Carlos Gomes e XV de novembro, patrimônios tombados da cidade e do Estado de São Paulo”, explica José Venâncio.

arquivo

“A equipe da Secretaria da Cultura tem trabalhado com muita dedicação para devolver o MIS aos ribeirão-pretanos. A designação da Casa de Câmara e Cadeia foi um consenso e, além de valorizar este prédio histórico, possibilita que o MIS componha um roteiro de visitação que proporciona o reconhecimento da identidade, história e memória de nossa cidade”, enfatiza Isabella Pessotti.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -