O Centro Cultural Palace recebe, nesta semana, duas exposições simultâneas, organizadas pela Secretaria da Cultura por meio do MIS – Museu da Imagem e do Som-, em parceria com o Centro Cultural Palace e Instituto do Livro.
A exposição “Pintar para imortalizar”, da artista plástica Lesiane Lazzarotti Ogg, começou nesta segunda-feira, dia 08 de agosto, às 18h, e segue até o dia 31 de agosto. Com curadoria de Vagner Aniceto, a exposição abraça a causa da fauna em risco de extinção. Pintar para imortalizar é um grito de alerta em favor das espécies ameaçadas ou em risco de extinção no planeta.
Lesiane Lazzarotti Ogg é uma artista engajada nos movimentos de proteção ambiental e em defesa da flora e da fauna terrestre. Suas obras são vibrantes e clamam neste apelo como um chamado à conscientização do ser humano para a preservação das espécies irmãs, que coexistem neste sistema. Elas também fazem parte da cadeia biológica do planeta e são importantes para sua existência.
A exposição “Colheitas”, do artista plástico Vagner Aniceto, tem início nesta terça-feira, dia 08 e segue até o dia 31 de agosto. Com curadoria de Ewaldo Marçal e Conceição Polezi, a série acompanha a carreira do artista, desde os anos 80, quando voltando de uma viagem a Ribeirão Preto, pela Rodovia Anhanguera, deparou com uma colheita de cana de açúcar.
Impressionado com a dinâmica dos boias frias e a beleza do colorido das suas vestes, fotografou a cena e levou para suas primeiras telas. Posteriormente, pesquisou e visitou fazendas do interior de São Paulo, tendo contato com outros tipos de colheitas, enriquecendo esta sua série.
Doações de livros – Por meio de uma iniciativa do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, crianças que fizerem visitas monitoradas às exposições receberão, gratuitamente, duas obras literárias: “Mohamed” e “Corre, Maria! – A Vontade de Vencer”.