InícioLazer e CulturaCentro Cultural Palace recebe exposição fotográfica “Devir”

Centro Cultural Palace recebe exposição fotográfica “Devir”

- continua após a publicidade -

No dia 18 de dezembro, às 18h, o Centro Cultural Palace abre as portas para a exposição fotográfica do artista brasileiro Wanderson Alves. Intitulada “Devir”, a mostra ficará aberta ao público até o dia 5 de janeiro de 2019.

Wanderson Alves é fotografo pós-graduado em Filosofia Contemporânea e Fotografia. Atualmente faz Mestrado em Estética e Estudos Artísticos – Fotografia e Cinema – na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

O trabalho do artista foi publicado no livro Arte Brasileira na Contemporaneidade. Wanderson também participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre as quais: Cidade (Re)Velada, em 2014 na cidade de Phoenix, Arizona USA, onde também realizou Residência Artística, através de uma parceria com o Phoenix Institute of Contemporary Art (PHICA). Na sequência, uma das fotografias de Wanderson foi escolhida para fazer parte do acervo permanente do Mesa Contemporary Arts Museum.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Devir” por Ted G. Decker
Ted G. Decker, diretor, curador e cofundador do Instituto Phoenix de Arte Contemporânea, nos Estados Unidos, descreve da seguinte maneira o trabalho do fotografo brasileiro:

Em “Devir”, Wanderson Alves expõe e partilha a sua visão pessoal do conceito filosófico de “tornar-se” – em evolução pessoal – com a apresentação de fotos que entrelaçam sentimentos pessoais, com experiências de vida e ideias filosóficas, que acabam por resultar em ricas tapeçarias fotográficas.

Formalmente, Wanderson Alves utiliza, com habilidade, processos fotográficos tradicionais a partir de preferências pessoais e de anos de experiência em trabalhos com agências fotográficas comerciais no Brasil. Os seus tons de preto são ricamente profundos, expressando a profundidade da solidão e de mundos interiores, enquanto definem e moldam a imagem geral. Os tons de cinza são requintados e proporcionam ao espectador a passagem para zonas intermédias – que ficam entre extremos e incongruências, paixão e angústia, amor e perda, e aquele espaço limiar onde a maioria das coisas acontece na vida, de onde a maioria dos sentimentos emana, onde a maioria dos pensamentos é desencadeada.

Wanderson Alves oferece ao espectador a oportunidade de se distanciar da informação tão amplamente difundida, quanto muitas vezes falsa, oriunda das cadeias noticiosas, que nos chega 24 horas por dia e também do bombardeamento implacável e pouco genuíno das inflacionadas afirmações bidimensionais que a Publicidade nos transmite sobre o que entende ser o belo.

O caminho para o “DEVIR” pode ser árduo, doloroso e frustrante, mas também esclarecedor e abençoado, o que constitui a recompensa de se correr riscos.

“Devir” por Marcos Pizano
O jornalista e consultor, Marcos Pizano, também escreveu sobre o projeto de Wanderson Alves:

As narrativas visuais do artista, em constante processo de pesquisa, buscam estimular a reflexão do público por intermédio de uma poética singular e de uma linguagem sofisticada.

Esta jornada imprime em cada imagem um instigante mistério: o desvelar sem descrever. É o registro do profundo desconforto do olhar sobre o inefável, com a lente da arte, que provoca um atraente estranhamento nas suas imagens.

Serviço
Exposição fotográfica “Devir”

Data: 18/12/18 a 05/01/19
Local: Centro Cultural Palace – Rua Álvares Cabral, 322
Entrada gratuita

👉 Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade

USP Música Criança de Ribeirão Preto realiza seu Concerto de Encerramento de Semestre

Com peças pedagógicas escolhidas para o repertório, aproximadamente 150 crianças e jovens do projeto se apresentarão gratuitamente no auditório da Faculdade de Direito da...

Como os menus da 15ª Ribeirão Preto Restaurant Week contam a história de Ribeirão Preto

Culinária italiana, portuguesa, indiana, oriental, vegana, orgânica e contemporânea em clima de festa Os 170 anos de Ribeirão Preto estão sendo celebrados à mesa. Na...

USP Filarmônica apresenta concerto gratuito com Coral da UNESP no Theatro Pedro II

Apresentação acontece na próxima terça-feira, dia 23, às 20h, com repertório que inclui obras de Stamitz, Gabriel Fauré, Ennio Morricone, César Franck,  Sivuca e...
- PUBLICIDADE -