Calçadão de Ribeirão Preto terá apresentação de Dança Cigana neste Domingo

0
3376

Neste domingo, dia 14 de maio, é comemorado o Dia das Mães, e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através do Centro Cultural Palace, irá realizar neste sábado, dia 13 de maio, uma apresentação de Dança Cigana, das 11h30 às 14h, no calçadão da cidade.

Serão cercas de 15 apresentações individuais e coletivas, realizadas por 12 alunas da Oficina de Dança Cigana, que irão se revezar durante a apresentação em comemoração ao Dia das Mães. As alunas também irão interagir com o público, conversando e explicando um pouco da cultura cigana.

Para Kaliandra Kali, professora do curso de Dança Cigana, essa apresentação é importante para apresentar a população o verdadeiro estilo cigano, mais festivo, alegre e com muito respeito a sua cultura. “Nas aulas da Oficina, conversamos sobre o conteúdo artístico, focado na dança. Temos todo um trabalho de desmistificação, de desconstrução dos estereótipos que envolvem essa etnia”, explicou Kaliandra.

A Dança Cigana

As aulas da Oficina de Dança Cigana acontecem no Centro Cultural Palace, que fica na rua Álvares Cabral, nº 322. São duas turmas, uma para os iniciantes na dança, que começou em março deste ano, e outra para quem já tem conhecimento na Dança Cigana.

O Centro Cultural Palace

A obra do Palace Hotel foi iniciada em 1924. Localizado na esquina da Rua Duque de Caxias com Álvares Cabral, viria a compor o Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto. O proprietário do terreno e contratante da obra foi Adalberto Henrique de Oliveira Roxo, um importante comerciante de café estabelecido em Ribeirão Preto.

Em 77 de maio de 1982, a Resolução nº 32 do CONDEPHAAT, determinou o tombamento do Palace Hotel e do Theatro Pedro II. O antigo Hotel permaneceu em funcionamento até o ano de 1992, quando encerrou as atividades. Iniciou-se então um longo processo de recuperação do prédio acompanhado de perto pelo Conselho Municipal de Cultura, grande responsável pela modificação de Hotel a Centro Cultural.

As obras finais foram entregues em 30 de setembro de 2011. No dia 20 de outubro as portas foram abertas novamente, e começou a ser escrita uma nova história.

Abrir as portas do prédio para a cidade é preservar a história de Ribeirão Preto. É permitir que a população tenha acesso a um patrimônio arquitetônico. Fazer a ocupação a partir do cultural é dar oportunidade a todos da área, além de oferecer ao cidadão acesso imediato a cultura.