InícioLazer e CulturaCadastro Cultural está disponível para mapear os diversos setores culturais

Cadastro Cultural está disponível para mapear os diversos setores culturais

Ferramenta prevê o cadastramento de profissionais técnicos e artísticos ligados a produções culturais e eventos, além dos espaços culturais de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Ferramenta prevê o cadastramento de profissionais técnicos e artísticos ligados a produções culturais e eventos, além dos espaços culturais de Ribeirão Preto

A Secretaria da Cultura e Turismo lançou na semana passada, o Cadastro Cultural, desenvolvido em parceria com a Coderp. O sistema será um instrumento de reconhecimento e gestão da política cultural, capaz de realizar o levantamento, identificação e registro de informações sobre os diversos setores culturais, equipamentos, empresas e eventos culturais de Ribeirão Preto.

Isabella Pessotti, secretária da Cultura e Turismo, destaca a importância de todos participarem do cadastramento cultural, que será um dos caminhos de desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor artístico cultural. “Com este mapeamento, teremos a oportunidade de entender quais são as necessidades de quem produz e opera a cadeia produtiva da arte em Ribeirão Preto, além de auxiliar na candidatura de Ribeirão Preto à Rede de Cidades Criativas da UNESCO”, explicou.

O Cadastro Cultural prevê o cadastramento de profissionais técnicos e artísticos ligados a produções culturais e eventos, além dos espaços culturais organizados e mantidos por pessoas, empresas, grupos ou coletivos que sejam dedicados a produzir e realizar a montagem de espetáculos, shows, performances, exposições, atividades formativas ou outras atividades artísticas ligadas à cultura.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
Arquivo pessoal

Será abrangente com todos os segmentos culturais existentes, como teatro, artes circenses, artes plásticas e visuais, fotografia, música, culturas populares, regionais e periféricas, culturas de matrizes africanas, dança, artesanato, literatura, audiovisual, hip hop, grafite, patrimônio histórico, cultura sustentável, cultura lgtbqia+ e toda diversidade cultural do município.

O Cadastro Cultural também será utilizado pela Secretaria da Cultura e Turismo como base para lançamento de novos editais culturais e mapeamento do setor artístico cultural do município.

A Secretaria da Cultura e Turismo ressalta que manter o Cadastro Cultural atualizado é fundamental para ter acesso a editais, chamadas públicas, premiações, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural do município, bem como aos programas dos Governos Estadual e Federal, destinados à classe artística.

Funcionamento

Inicialmente, a pessoa interessada precisa realiza o seu cadastro de acesso ao sistema clicando em “Cadastre-se”, fornecendo dados básicos, como CPF, nome, e-mail e senha. Após esta primeira etapa, o interessado irá receber um e-mail para confirmação.

Confirmado o cadastro de acesso, a pessoa pode acessar o sistema e efetuar o cadastro cultural propriamente dito nas categorias: Agente Cultural, Grupo ou Coletivo, Espaço Cultural, Empresa ou Entidades, Empresas ou Cooperativas Culturais, inclusive realizando o cadastro de mais de uma categoria.

Após o cadastro, os dados informados serão validados, pois se houver qualquer necessidade de atualização, bem como dúvidas nas informações enviadas, o responsável pela inscrição será notificado pelo e-mail cadastrado. Assim que for validado, o cadastro ficará disponível para consulta pública, de maneira a divulgar os fornecedores de serviços culturais.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Necta Gás Natural patrocina Music Run em Ribeirão Preto

Corrida acontecerá dia 23 de junho em comemoração ao aniversário da cidade

Preparativos para Festa do Peão de Barretos: CNAR promove capacitação de profissionais de saúde animal no Parque do Peão

Encontro acontece no Parque do Peão e contará com palestras sobre atuação em emergências, resgate e bem-estar animal no rodeio. Dr. Leonardo Castro é confirmado como um dos palestrantes

AMESLARI faz homenagem a Ribeirão Preto, sua cidade natal

Cantor lança sua primeira música cantada em português

Tributo ao Depeche Mode é atração em Ribeirão Preto

"Depeche Mode Experience", sobe ao palco do Hard Rock Cafe, no dia 21/06 (sexta-feira), às 21h; Os ingressos já estão à venda 

Testemunhas de Jeová constroem novo local de reuniões em Barrinha

A inaugurarão do novo auditório, conhecido como Salão do Reino, deve ocorrer em poucas semanas. A construção está sendo feita inteiramente por voluntários.
- PUBLICIDADE -