InícioLazer e CulturaAções culturais seguem programação especial no mês de aniversário de Ribeirão

Ações culturais seguem programação especial no mês de aniversário de Ribeirão

- continua após a publicidade -

O aniversário de Ribeirão Preto é na terça-feira, dia 19 de junho, mas as festividades já começaram. Nos dias 15, 16 e 17 de junho, o Centro Cultural Palace abre as portas para receber o projeto “História, Tradição e Ginga”, promovido pela Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura, Governo Federal e prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. As atividades começaram em abril e vão até agosto. No mês de junho, o cronograma é especial com oficinas, roda de música e dança, palestras e depoimentos dos mestres de capoeira presentes.

Para participar do projeto é necessário se inscrever através do link.

Mestres participantes:

Mestre Moraes
Nasceu em 1950 na Ilha de Maré, na Bahia. É um notório mestre e difusor da Capoeira Angola pós-Pastinha. Começou a treinar por volta dos oito anos na academia de Mestre Pastinha. Moraes foi aluno de Mestre João Grande, que junto de João Pequeno foram grandes discípulos de Pastinha. Por volta dos anos 80, na intenção de preservar e transmitir os ensinamentos de seus mestres fundou o GCAP – Grupo de Capoeira Angola Pelourinho – na tentativa de resgatar a filosofia da capoeira em suas raízes africanas, que havia perdido valor para o lado comercial das artes-marciais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Mestre Tony Vargas
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. Seu primeiro contato com a capoeira foi aos 10 anos por meio de um primo que tinha acabado de ingressar na modalidade. Começou com mestre Rony (já falecido), do Grupo Palmares de Capoeira, foi aluno do mestre Touro, um dos expoentes da Capoeira carioca, do Grupo Corda Bamba de Capoeira e depois do Mestre Peixinho, do Grupo Senzala. Tem como maiores referências o Mestre Bimba, Mestre Pastinha e Mestre Peixinho. Mestre Tony Vargas foi um dos pioneiros no trabalho da modalidade para crianças no Rio de Janeiro, além de ser importante referência na música da capoeira, possuindo notável discografia.

Mestre Dunga
Mestre Dunga nasceu em 1951, em Feira de Santana, Bahia. Ainda novo foi levado pela mãe para Minas Gerais para a cidade de São João Del Rey. Mas foi em Belo Horizonete, onde fez história. Treinado pelos Mestres Antônio Maria Cavalieri e Pastinha, foi ele o responsável por difundir, durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, a capoeira pelas rodas nas feiras e praças do centro de BH. Desta maneira, se tornou uma lenda na cidade, ganhando notoriedade no Brasil e no mundo.

Mestre Reginaldo Santana
Mais conhecido como Mestre Refis, nasceu em 1957 em Itabuna, na Bahia, onde teve o primeiro contato com o Mestre Antônio Rodrigues, fundador do Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, que tem ramificação por todo Brasil e alguns países como Alemanha e Portugal. Com mais de 50 anos de capoeira, ganhou inúmeros campeonatos, como o Brasileiro de Capoeira e o Paulista. Seu nome, além de respeitado é também uma referência na capoeiragem.

Programação

15 de junho (sexta-feira)
18h – abertura
19h – depoimentos

16 de junho (sábado)
08h – oficina M. Moraes
10h – oficina M. Tony Vargas
12h30 – roda na praça
15h – oficina m Suassuna
17h – oficina samba de roda
19h – roda oficial
21h – samba de roda

17 de junho (domingo)
08h – M. Dunga
10h – M. Reginaldo

Serviço
Encontros de Formação com os Grandes Mestres de Capoeira e Seminário: “História, Tradição e Ginga: no Caminho da Salvaguarda”

Onde: Centro Cultural Palace
Endereço: R. Duque de Caxias, 322 – Centro
Quando: 15 a 17 de junho
Entrada: inscrição pelo link

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -