Tradicional celebração católica espera milhares de peregrinos que sairão de Ribeirão Preto até Bonfim Paulista
Na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, a partir das 5h, no estacionamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, a Secretaria da Cultura e Turismo realiza a 51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. A concentração será no estacionamento da Câmara Municipal, ponto de partida da Romaria. A previsão de chegada em Bonfim Paulista é às 10h, para a celebração da Santa Missa pelo Arcebispo Dom Moacir Silva.
O percurso, de 12 quilômetros, será embalado por músicas e orações entoadas pelos fiéis e peregrinos, muitos descalços e/ou com camisetas e imagens da Nossa Senhora Aparecida que, antes do sol nascer, já estão no caminho até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim.
A 51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida conta com o apoio das secretarias municipais da Cultura e Turismo, Infraestrutura e também da Fiscalização Geral, Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Vigilância Sanitária e Administração Regional de Bonfim Paulista, além da Polícia Militar.
Sobre a Romaria
Idealizada pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo, a primeira edição da Romaria saiu do bairro Vila Virgínia, próximo à Igreja Santa Maria Goretti, em 31 de agosto de 1969, com sete romeiros. Seguindo esta tradição, aproximadamente 50 mil romeiros participaram da caminhada em 2019, antes da impossibilidade de realização da Romaria devido às restrições da pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021.
Em 21 de julho de 2016 foi aprovado o Projeto de Lei n° 1223/2016, instituindo a tradicional “Romaria de Nossa Senhora Aparecida” como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Ribeirão Preto.
Confira o cronograma
5h: Concentração dos fiéis no estacionamento da Câmara Municipal;
6h: Saída da Romaria com o andor de Nossa Senhora Aparecida;
10h: Chegada do andor de Nossa Senhora Aparecida em Bonfim Paulista, Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, para Celebração da Santa Missa do Arcebispo Dom Moacir Silva.