O Festival é um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina
O Comitê Paralímpico Brasileiro realiza, desde 2018, em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, o Festival Paralímpico, um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina com o intuito de oferecer a crianças com deficiência do território nacional a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social por meio do esporte.
A primeira edição do Festival contou com a participação de 48 núcleos, com representação em todos os Estados Brasileiros. Foram atendidas mais de sete mil crianças. Na segunda edição, em 2019, 70 núcleos foram apoiados, com um atendimento de mais de dez mil crianças.
Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ribeirão Preto foi novamente contemplada e realizará pela segunda vez esse evento de abrangência nacional. De todas as cidades do Estado de São Paulo, apenas 15 foram escolhidas, como Campinas, Guarulhos, Presidente Prudente e Barretos, e Ribeirão Preto é uma delas.
A cidade apresentou candidatura no mês de julho e o resultado saiu nesta quarta-feira (25), divulgado no site do CPB, confirmando que Ribeirão receberá novamente essa ação esportiva.
Os profissionais envolvidos no Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, em sua grande maioria, estão inseridos no contexto escolar paralímpico e percebem a importância desta ação para inclusão social dos alunos com deficiência.
Proporcionar aos participantes a inclusão, a vivência e a experiência nos esportes paralímpicos e aproximar a criança com deficiência do esporte paralímpico são alguns dos objetivos do evento.
Serão disponibilizadas 150 vagas e as inscrições serão feitas de forma on-line, em dia e horário a ser definido, com divulgação prévia nas redes sociais da Secretaria Municipal de Esportes (Facebook e Instagram).
O evento está pré-programado para acontecer no dia 4 de dezembro, sábado, das 8h às 12h, na Cava do Bosque. Todos os participantes poderão vivenciar três modalidades paralímpicas em formato de festival e rodízio, onde todos os participantes passarão por todas as modalidades.
“É com muita felicidade que recebo a notícia da contemplação de Ribeirão Preto para receber esse evento, principalmente neste momento em que vivemos as Paralimpíadas e podemos confirmar todas as nossas teses em relação aos investimentos no paradesporto. Ribeirão Preto tem trabalhado fortemente e é merecedor de poder sediar mais uma etapa deste belo festival”, comentou o secretário de Esportes, André Trindade.