InícioEsportesOlimpíadasTóquio: Conheça destaques e curiosidades da capital japonesa

Tóquio: Conheça destaques e curiosidades da capital japonesa

Metrópole reúne tradição, modernidade, cultura e gastronomia

- continua após a publicidade -

Considerada a maior cidade do mundo, de acordo com as Nações Unidas, Tóquio concentra mais de 37 milhões de habitantes em sua área metropolitana e possui uma infinidade de atrações turísticas. Cada distrito oferece uma experiência diferente e a megalópole se destaca por unir o que há de mais moderno com a tradição e a cultura milenar japonesa. Hoje, andar por Tóquio permite explorar a história do Japão e experienciar o que o país tem de tecnológico e cosmopolita.

A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) apresenta cinco curiosidades e os principais cartões postais da capital do país. Destinos e atrações para colocar na lista de desejos e inspirar uma futura viagem, quando todos estiverem seguros para se aventurar pelo mundo novamente.

Curiosidades

Tóquio nem sempre foi a capital do Japão

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A cidade de Tóquio foi fundada em 1457 e batizada de Edo, na ocasião, a capital do Japão era Quioto. Apenas pouco mais de 200 anos após sua fundação, em 1868, a hoje megalópole se tornou a capital do país e recebeu o nome atual. A cidade, ao longo de sua história, enfrentou desastres naturais, incêndios e consequências de bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída ao longo dos anos. Hoje, andar pela metrópole é experienciar a história e o progresso do Japão. A capital é lar de modernos arranha-céus, templos budistas, santuários xintoístas e distritos que preservam a antiga arquitetura japonesa.

A melhor época para visitar Tóquio: o ano todo!

Tóquio é vibrante e animada durante os doze meses do ano. Durante a primavera (de março a junho), com temperaturas amenas, a capital fica colorida com as flores de ameixa e as cerejeiras que estão por toda parte. Os parques da cidade, como o Yoyogi e Ueno, são destaques nesse período e também os festivais de primavera.
No verão (de julho a setembro), as altas temperaturas e a umidade predominam. Chove bastante, o que favorece visitas a alguns dos mais de 150 museus da cidade. Destaque para o Museu Nacional de Tóquio, que conta a história do país, e para o MORI Building DIGITAL ART MUSEUM: teamLab Borderless. O local, um dos mais “instagramáveis” do mundo, proporciona experiência imersiva e high tech em obras de arte 3D com muita iluminação. À noite as atrações são os shows de fogos de artifício. O rio Sumida é famoso por seu espetáculo.

No outono (de outubro a dezembro), a temperatura começa a esfriar e as folhas das árvores ficam amarelas e vermelhas proporcionando um clima especial à capital. O entorno dos milhares de templos e santuários é destaque nesta época do ano, assim como os jardins tradicionais japoneses como o Jardim Rikugien. Já no inverno (de dezembro a fevereiro), o frio toma conta da cidade que acende com o show das Iluminações e decorações de inverno. Há pistas de patinação no gelo para quem deseja aproveitar atividades ao ar livre, e casas de banho (sentôs e onsens) para se aquecer.

É destino ideal para os foodies

A capital japonesa se destaca pela qualidade da gastronomia. A metrópole tem mais de 200 restaurantes estrelados e uma grande variedade de comidas típicas. O Sushi Edomae, o estilo de sushi mais conhecido em todo o mundo, é proveniente da cidade. Outros pratos típicos são o Fukagawa-Meshi, uma sopa de mariscos, missô, arroz e alho-poró e o Monjayaki, uma panqueca feita com repolho, farinha, ovo e dashi, que pode ser complementada com carne de porco, camarão e polvo.

Para se aprofundar na culinária, o Tsukiji Fish Market é o local ideal. Seus restaurantes servem as mais frescas iguarias japonesas. Além disso, vale explorar as barracas de comida de rua, casas de lamen e as lojas de conveniência (Konbini), onde é possível encontrar obento (a marmita típica japonesa), onigiri, (bolinho de arroz com alga), nikuman (pãozinho recheado) e outras delícias locais.

Um dos melhores destinos para compras

Em Tóquio, os estrangeiros podem fazer compras e não precisam pagar impostos. As compras acima de 5.000 ienes estão qualificadas para reembolso de imposto e para conseguir o benefício, basta apresentar o passaporte no momento da compra. Tóquio oferece uma infinidade de opções de lojas. Os distritos Shibuya, Harajuku e Ginza são os bairros ideais para compras em lojas de departamento, de moda e marcas famosas. Já Akihabara é o paraíso da tecnologia e dos eletrônicos e também o melhor lugar para mergulhar na cultura geek japonesa, também conhecida como cultura otaku, e comprar produtos relacionados à cultura pop e aos animes e mangás.

Tóquio é também para quem curte a noite

Não é só durante o dia que a capital japonesa é agitada. Quando a noite cai, as ruas ficam vibrantes e iluminadas. Tóquio tem mais placas neon do que qualquer outra cidade do mundo! Há muitas opções de restaurantes, bares, izakayas (bares típicos japoneses), karaokês e casas noturnas pela cidade, opções para todos os gostos. Shinjuku é o bairro para fazer um circuito dos botecos japoneses, enquanto Roppongi oferece as baladas mais famosas. Os bairros Shibuya e Shimokitazawa também têm opções de locais com todos os tipos de música para dançar, em qualquer noite da semana.

Os principais cartões postais de Tóquio

Estação de Tóquio

A estação localizada em Chiyoda, região central da cidade, é a principal porta de entrada para Tóquio e um dos mais importantes centros ferroviários do país. A partir do prédio, com fachada de 1900, partem trens e linhas de metrô para todas as áreas da cidade e do entorno, enquanto os trens-bala vão para as principais cidades do país. O design de tijolos vermelhos e brancos do edifício original da estação foi inspirado na Estação Central de Amsterdã. No subsolo, está a “Cidade da Estação de Tóquio”, com dezenas de passagens subterrâneas, ruas comerciais, áreas de refeições e galerias.

Palácio Imperial

A casa oficial da família imperial do Japão também está localizada na região central de Tóquio. O palácio é composto por construções tradicionais e está rodeado por fossos profundos, muros de pedra e jardins tradicionais muito bem cuidados. Há excursões para visitar a área interna, que devem ser agendadas com antecedência. Na área externa, os destaques são os pinheiros negros, a estátua do guerreiro samurai Kusunoki Masahige e a Ponte Nijubashi.

Templo Sensoji

O templo budista é o mais antigo de Tóquio. Fundado em 628, o local sagrado é cercado por grandes portões e guarda a estátua sagrada de Kannon (deusa da misericórdia). No centro, há um enorme queimador de incenso e um pagode de cinco andares. O templo foi bombardeado e destruído durante a Segunda Guerra Mundial e doações de pessoas de todo o Japão ajudaram em sua reconstrução. Hoje, é um símbolo de renascimento e paz para a capital. O templo está no distrito de Asakusa, próximo à Rua Nakamise-dori, uma das mais antigas ruas comerciais do Japão (século XVII) que mantém os ares antigos do país. Nela, é possível comprar artesanatos tradicionais, quimonos estampados, espadas samurais e doces japoneses.

Skytree de Tóquio

Contrastando com a arquitetura tradicional de Asakusa, próximo ao distrito, está a moderna Tokyo Skytree, a estrutura mais alta do Japão. A torre com 634 metros de altura, no bairro de Sumida, pode ser vista de praticamente toda a cidade. Seus dois espaços abertos ao público, um a 350 metros e outro a 450 metros de altura, proporcionam vistas panorâmicas incríveis de Tóquio e, em dias claros, pode-se ver até o Monte Fuji. Nas redondezas da torre, estão o Aquário Sumida, o Planetário Tenku e o Parque Sumida, conhecido por suas cerejeiras durante a primavera.

Cruzamento de Shibuya

O distrito Shibuya é o coração jovem e a alma da cidade. O bairro é onde está localizado o cruzamento mais famoso e mais movimentado do mundo. O Cruzamento de Shibuya está localizado na saída da estação principal do distrito e reúne cinco ruas e faixas de pedestres, 8 semáforos e milhares de transeuntes diariamente.

Tokyo Tower

Um dos mais famosos cartões postais do Japão, a Tokyo Tower tem 333 metros de altura e sua arquitetura foi inspirada na Torre Eiffel. Sendo uma torre de transmissão foi construída em 1958, e hoje tem em seu interior, além das áreas de observação (a 150 metros e a 250 metros de altura), uma área de restaurantes e souvenirs, o Foot Town, que fica na base, e um um parque temático de mangás e animes famosos, chamado de One Piece Tower. Aos pés da Tokyo Tower está o Parque Shiba e o Templo de Zojoji, um local sagrado que tem extrema importância histórica.

Mais informações sobre Tóquio e suas atrações: https://www.japan.travel/pt/destinations/kanto/tokyo/

Informações sobre viagens

Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19. Acesse: https://www.japan.travel/en/coronavirus/

Sobre a JNTO

A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) é um órgão governamental japonês com escritórios em 22 cidades ao redor do mundo. A organização está envolvida em uma ampla variedade de atividades para incentivar turistas internacionais de todo o mundo a visitar o Japão. A JNTO presta consultoria em vendas de pacotes turísticos, sugestões e assistência na criação de itinerários para o Japão, e incentiva associações acadêmicas e industriais a realizar congressos no Japão, além de promovê-lo para as pessoas interessadas. Além disso, publica regularmente estatísticas de turismo e relatórios de mercado.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -