Início Esportes Olimpíadas A Tocha vai passar e você deve evitar estas ruas hoje

A Tocha vai passar e você deve evitar estas ruas hoje

- continua após a publicidade -

Uma data histórica e de celebração para o esporte mas que também servirá de vitrine para manifestações combinadas pela internet contra a situação precária e o abando nos cuidados com Ribeirão Preto. O que veremos hoje nos 22 km por onde a fogo que simboliza o espírito olímpico passará, será um contraste de pessoas curiosas, fãs do esporte que aplaudirão os mais de 100 condutores pelas ruas da cidade e uma população indignada com os descasos da política local com os cuidados que Ribeirão Preto merece, o evento “Apagando a Tocha Olímpica em Ribeirão Preto”, tem mais de 5 mil pessoas confirmadas, e embora o nome sugira a ação de apagar a chama, o evento é descrito como um ato de indignação com a política da cidade, o objetivo não é apagar, no sentido literal, mas sim fazer com que a passagem seja apagada pelas manifestações e que o evento seja uma vitrine para os problemas da cidade.

Na internet, um comentário chamou a nossa atenção e reflete o pensamento de muitos: “Vou votar na tocha olímpica para vereador, afinal, por onde ela passa os problemas são resolvidos”. Deixando a política e os questionamentos sobre a passagem da chama olímpica por Ribeirão Preto, vamos ao que você deve esperar hoje: Ruas interditadas e mudança no itinerário do transporte público.

Sim, a cerimônia tem previsão de início em frente a fábrica da Coca-Cola na Av. Dom Pedro I por volta de 15h30, mas a partir das 14hs as vias por onde a Tocha Olímpica vai passar começarão a ser interditadas e você deve evitar estacionar nas ruas do itinerário. O anel viário também deverá ser parcialmente interditado para que o comboio passe, portanto evite este trajeto a partir das 14hs. De acordo com a transerp, após a passagem do comboio em cada trecho, as ruas serão liberadas imediatamente.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Tocha Olímpica sairá de São Carlos por volta de 13h30 e segue para Ribeirão Preto pela Rodovia Antônio Machado Santana até a altura do KM 310 quando entra no anel viário sentido Sertãozinho até o retorno do KM 330 na Rodovia Alexandre Balbo, portanto se você utiliza o anel viário para se locomover entre os bairros, deve evitar o trajeto se não pretende ficar parado ou andando em apenas 01 faixa entre 13h e 14h30. O comboio entrará em Ribeirão Preto pela Avenida Luiz Galvão César até a sua primeira parada, a fábrica da Coca-Cola na Av. Dom Pedro I. Uma cerimônia com duração de até 20 minutos está prevista para o local, quando então começa o revezamento, cerca de 120 pessoas vão conduzir a tocha por 200 metros até o ponto final, o Parque Luiz Carlos Raya, que ficará fechado até as 16hs nesta segunda (18), reabrindo para o público poder participar da cerimônia final na noite de hoje.

Leia também: Concessionárias farão bloqueios no anel viário nesta segunda-feira

O comboio descerá a Av. Dom Pedro I até a R. Silveira Martins, quando faz a rotatória Amin Calil e segue pela Av. Francisco Junqueira até a rua Álvares Cabral, quando então fará uma parada por mais 20 minutos em frente ao Teatro Pedro II onde atividades culturais marcarão a passagem da tocha por um dos principais símbolos da cidade. Às 17hs o comboio deve sair do Teatro seguindo a R. Álvares Cabral até a R. Campos Sales. A próxima via que será interditada é uma das principais e mais movimentadas de Ribeirão Preto, a Avenida Independência, por onde a chama seguirá sendo conduzida até a Av. João Fiusa, Av. Presidente Vargas (passando em frente ao Ribeirão Shopping) e seguindo pela Zona Sul pela Av. Dr. César Monteiro da Silva até o balão do Novo Mercadão, neste trecho o comboio descerá a Av. Bráz Olaia Acosta até o anel viário, quando retorna pelo lado oposto, fazendo o caminho inverso pela César Monteiro da Silva até voltar para a Av. João Fiusa, passando pela Av. Carlos Consoni. O comboio descerá a João Fiusa até a Presidente Vargas. A chama então descerá a Av. Antônio Diederichsen até a 09 de Julho sentido Curupira, desce para a Av. Maurílio Biaggi até a rua Olderige Margarido (Savegnago), subindo a Av. Carlos Eduardo de Gasperi Consoni até a R. Newton Stilac Leal, quando vai para sua última rua, a Severiano Amaro dos Santos até a entrada do Parque Luiz Calos Raya, onde por volta de 19h30 deve ter início ao evento final da passagem da tocha por Ribeirão Preto. Além de apresentações culturais, está programado para a noite de hoje o acendimento de uma Pira Olímpica simbólica, que será instalada no local.

Portanto, se você trabalha ou mora em algumas destas ruas do Trajeto, poderá ver de perto a passagem do comboio e dos condutores mas deve estar atento para que as ruas estejam livres, evite deixar o seu carro estacionado nestas ruas entre 14h e 20h.

Se você pretende realizar manifestações contra ou a favor da passagem pela cidade, faça com responsabilidade e respeitando o direito daqueles que ali estão com ideias diferentes das suas. Ribeirão Preto, mesmo que maquiada, é uma das cidades com o maior trajeto percorrido a pé fora das grandes capitais. Será uma festa em homenagem ao esporte, aos atletas que fizeram história pelo mundo e de pessoas anônimas, com histórias de superação e motivação para outras pessoas e que estarão participando de um momento histórico e marcante em suas vidas.

Como o comentário de um dos nossos leitores reproduzidos acima, gostaríamos que a tocha também passasse por todas as ruas de Ribeirão para quem sabe podermos ver uma maquiagem mais bonita como Ribeirão merece.

Problemas e política a parte, seja bem vinda chama olímpica, esperamos que você traga esperança para a população e conscientize os políticos da cidade a manterem uma Ribeirão digna não só para eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Etanol e Diesel devem sofrer aumento de 3% em Ribeirão Preto.

O aumento de impostos imposto pelo Governador João Dória vai começar a prejudicar você muito rápido. Combustíveis começam a subir em Ribeirão Preto.

Sincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase Laranja do Plano SP

É preciso bom senso por parte do Governo de São Paulo quanto a redução no horário de atendimento.

João Dória não cumpre a palavra e aumenta o ICMS em São Paulo.

João Dória ri na cara da sociedade com mentiras e em nota a FIESP promete entrar na justiça contra o aumento de ICMS.

Netflix anuncia o lançamento de documentário sobre a carreira de Pelé.

Netflix divulga a data de estreia e o primeiro teaser do documentário "Pelé", com estréia programada para fevereiro.

Onde estão os radares neste sábado (16) em Ribeirão Preto

Confira as avenidas com radares móveis em Ribeirão Preto. Velocidades variam entre 60km e 70km.