A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (30) que vai comprar e doar 547 mil ingressos da Olimpíada e Paraolimpíada de 2016. As entradas serão distribuídas a servidores municipais, alunos da rede municipal de ensino e portadores de deficiência atendidos por centros de referência da cidade.
A compra consumirá R$ 5 milhões.
O anúncio da transação foi feito secretário de governo da prefeitura, Pedro Paulo. Segundo ele, a grande maioria dos bilhetes que serão adquiridos pelo município dará acesso a eventos paraolímpicos, os quais têm menor demanda de torcedores. São 500 mil ingressos da Paraolimpíada e só 47 mil bilhetes dos Jogos Olímpicos.
“Temos como objetivo, não só aumentar a experiência da nossa população com a Paraolimpíada, mas também ajudar na venda de ingressos para viabilizar os Jogos”,
disse o secretário, ao explicar o processo de compra dos bilhetes.
A Paraolimpíada tem cerca 2,5 milhões de ingressos à venda. Desses, cerca de um terço foi adquirido por torcedores, percentual que preocupa organizadores da Rio-2016.
Na Olimpíada, por sua vez, foram postos à venda 5,7 milhões de ingressos. Desse total, cerca de 3,5 milhões já foram comercializados.
Distribuição conforme nota na escola
Pedro Paulo explicou que a distribuição dos ingressos comprados pela prefeitura obedecerá critérios estabelecidos pelo município. Alunos da rede público, por exemplo, precisam ter bom desempenho escolar no primeiro bimestre deste ano para terem direito a bilhetes.
As regras de distribuição e outras informações sobre os ingressos comprados pelo município estarão disponíveis no site www.ingressocarioca.rio a partir desta terça.