O jogo Peru X Brasil não terá espaço na televisão aberta do país na noite de hoje.
Válido pela segunda rodada das eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022, o confronto ficará sem transmissão da Rede Globo. Constante em eventos da seleção brasileira de futebol, a emissora não fechou acordo com a Mediapro.
Empresa focada na distribuição de conteúdos, a Mediapro tem contrato de exclusividade com a seleção peruana para a transmissão das partidas das eliminatórias. Para o jogo ser exibido no Brasil, um acordo à parte precisaria ser feito com a Globo — ou qualquer outras emissora de televisão interessada. Isso porque a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) determina que o mandante controla os direitos de transmissão — formato similar ao projeto de lei apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. O Peru X Brasil de hoje será realizado em Lima.
Nos jogos das eliminatórias realizados no Brasil, o Grupo Globo é a “Mediapro” da vez, pois acertou contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesse sentido, a estreia do time de Neymar & Cia na competição foi exibida na televisão aberta (Rede Globo) e na por assinatura (SporTV). Na ocasião, o Brasil venceu a Bolívia por 5 a 0.
Precedente
Conglomerado de mídia que por décadas deteve os direitos de transmissão das principais competições futebolísticas da América do Sul, inclusive jogo da seleção brasileira, o Grupo Globo já havia sofrido um revés na atual temporada. Em agosto, a empresa rompeu contrato para exibição da Taça Libertadores da América, torneio que ganhou cobertura do SBT.