Ao lado de Corinthians, São Bernardo e Ituano. A composição dos grupos da competição estadual foi determinada em sorteio público, realizado no início da tarde desta terça-feira (1), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo. O presidente do Botafogo, Gerson Engracia Garcia, compareceu no evento e representou o clube no Conselho Técnico.
O Paulistão 2017 teve a fórmula de disputa mantida em relação às edições anteriores. As únicas alterações estão na questão de que como este ano o torneio contará com a participação de 16 clubes, então a primeira fase será disputada em 12 rodadas. Os times enfrentarão apenas os adversários dos outros grupos e os dois melhores avançam à segunda fase. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, ao contrário do jogo único que era realizado nos últimos anos.
Uma das principais novidades para o Paulistão da próxima temporada será o retorno da disputa do Troféu do Interior. A competição será disputada em quatro datas pelos clubes que ficarem entre 9º e o 14º lugar na primeira fase do Estadual. O grande prêmio para o vencedor será uma vaga na Copa do Brasil, sendo que não poderão participar da disputa do Troféu do Interior os times sediados na capital paulista e o Santos.
Os dois piores colocados na classificação geral da primeira fase serão rebaixados para a Série A2 do Campeonato Paulista. Segundo o calendário do Estadual, a competição está prevista para começar no dia 29 de janeiro. A Federação Paulista de Futebol tem até o final do mês para divulgar a tabela com os jogos do Paulistão de 2017.
Confira os grupos do Paulistão 2017:
GRUPO A
Corinthians, São Bernardo, Ituano e BOTAFOGO
GRUPO B
São Paulo, Red Bull Brasil, Linense e Ferroviária
GRUPO C
Palmeiras, São Bento, Grêmio Novorizontino e Santo André
GRUPO D
Santos, Osasco Audax, Ponte Preta e Mirassol