A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto Base (São Francisco Saúde/Powerade/SME) faturou, na última quarta-feira (13), o título geral da 12ª Volta Ciclística do Futuro, um dos mais tradicionais do Brasil. O elenco comandado pelos técnicos Fernando Bassanezi e Thiago Nardin garantiu a primeira colocação por equipes na categoria Juvenil Masculino.
Além do título, outros seis ciclistas se destacaram nas competições individuais. João Vieira Felício (Infanto-Juvenil), Ana Paula Finco (Juvenil) e Marcio Machado (Juvenil) se sagraram vice-campeões em suas respectivas categorias. Cecília Lance (Juvenil) e Marcos Levy (Junior) terminaram na 4ª colocação geral, além de Ana Beatriz Verci, 5ª colocada na categoria Junior.
Entre os dias 11 e 13 de fevereiro os jovens atletas da Equipe representaram o município com muito brilhantismo, faturando vitórias em diversas etapas e colocando seis ciclistas na disputa por cinco das seis categorias possíveis.
“Seguido do Brasileiro é a competição mais importante do calendário. É uma competição de alto nível. E apesar do pouco tempo para treinamento, conseguimos adequar a nossa preparação. Os meninos e meninas se mostraram novamente de forma positiva. Agora é focar ainda mais nos treinamentos já de olho no Campeonato Paulista”, afirmou o técnico Fernando Bassanezi.
“Além disso, vale ressaltar também o amadurecimento na parte da competitividade dos atletas. Hoje eles conseguem assimilar o que é uma estratégia de corrida que a gente passa para eles. Tudo que foi solicitado foi respondido de maneira positiva coletivamente. Isso mostra uma evolução técnica muito grande da parte dos atletas”, completou, elogiando os ciclistas de Ribeirão.
Aliás a evolução dos atletas passa muito pela estratégia e pelos treinamentos impostos a eles. Isso é fruto do trabalho mental que fazem com os ciclistas. Em um esporte como esse, faz muita diferença o jogo de equipe e o fator psicológico de cada um dos atletas para alcançar bons resultados.
“Eu e o Fernando trabalhamos bem a cabeça do atleta. Nós trabalhamos em cima disso. Nem sempre o mais rápido vence a prova, mas sim o mais inteligente. Por isso o ciclismo é tão diversificado. E claro, o peso da camisa de Ribeirão Preto também vem sendo fundamental. Particularmente estou satisfeito com os resultados obtidos. Colocamos atleta na seleção de base e também na Elite. Isso é motivo de grande orgulho para nós”, destacou Thiago Nardin, técnico da Base.
Próximo competição da Equipe de Base de RP será no dia 25 de fevereiro, na estreia da Copa São Paulo de Ciclismo. A preparação nos próximos 10 dias será voltada para essa competição em especial.
Sobre a Volta do Futuro
Sediada em São Carlos, é um dos mais tradicionais eventos envolvendo a Base do ciclismo no país. São quatro etapas disputadas entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com o que há de melhor na nova geração do ciclismo nacional.
As categorias disputadas foram as seguintes: Volta do Futuro – Masculinas – Júnior 17 e 18 anos, Juvenil 15 e 16 anos e Infanto-Juvenil 12 a 14 anos; Femininas – Júnior 17 e 18 anos ,Juvenil 15 e 16 anos e Infanto-Juvenil 12 a 14 anos, e na Volta Feminina – Elite, Sub 23 e Máster Feminino.
Sobre a Equipe de Ciclismo Ribeirão Preto Base
A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto Base é patrocinada pela São Francisco Saúde, Powerade, SOUL Cycles, copatrocínio da Tanger, Ts Tech, Passaredo Linhas Aéreas, AOO Energia e apoios da SME Ribeirão Preto, Botafogo Futebol Clube, Americanflex, Brinquedos Bandeirantes e Molyplast.
Realização Associação Terra de Ciclismo, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e Governo do Estado de São Paulo.