InícioEsportesEm casa, Brasil é tricampeão pan-americano de karatê

Em casa, Brasil é tricampeão pan-americano de karatê

- continua após a publicidade -

A Seleção Brasileira de Caratê, comandada pelo técnico Ricardo Aguiar, conquistou, nesse final de semana, o tricampeonato pan-americano da modalidade.
Com 13 medalhas, o Brasil garantiu a hegemonia no continente.
O México ficou com o vice e, em terceiro, República Dominicana.

Dos 13 pódios conquistados, seis foram no lugar mais alto.
carate_3005_geraldo_de_paula_fotografia_-_cbk_1_(2)Os ouros brasileiros foram conquistados nas disputas por equipe masculina e feminina de kumite e feminina de kata. Douglas Brose (até 60 kg), Beatriz Mafra (até 50 kg) e Hernani Veríssimo também garantiram o título individual.
As pratas foram de Wellington Barbosa (acima de 84 kg) e Alberto Azevedo (até 84 kg), enquanto os bronzes foram do time de kata masculino, Vinícius Figueira (até 67kg), Breno Teixeira (até 67kg), Bianca Mafra (até 68 kg) e Edemilson dos Santos (até 60 kg).
Beatriz Mafra (ouro individual e equipe), Bianca Mafra (bronze individual e ouro equipe), Breno Teixeira (bronze individual e ouro equipe) e Vinícius Figueira (bronze individual e ouro equipe) representam a Equipe de Ribeirão Preto (SME – Secretaria Municipal de Esportes / Total Health / Clínica Collucci / Instituto Ricardo Aguiar).

O domínio brasileiro nos tatames refletiu nas estatísticas do quadro de medalhas.
Foram cinco pódios de diferença para o segundo colocado. A equipe só seria alcançada em números de ouros, por exemplo, se somadas as conquistas de México, República Dominicana, Venezuela e Peru, que estão logo atrás do Brasil na classificação geral.

7 Títulos Pan-Americano do Ribeirão-pretano
No comando da Seleção Brasileira desde 2013 – em 2015 tornou-se, também, coordenador técnico –, o técnico Ricardo Aguiar celebra o momento positivo que o país atravessa no caratê.
Esse é o seu sétimo título Pan-Americano, sendo três como atleta, e quatro como técnico, incluindo os Jogos de Toronto, no ano passado.

“A gente está fechando um ciclo de quatro anos extremamente vitorioso. Foram três títulos no campeonato Pan-Americano e um nos Jogos. Hoje, somos uma potência no continente e no mundo também. O trabalho de grupo, diretoria, comissão técnica e atletas foi de extrema importância nessa conquista”,

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

afirma.

Fator diálogo – Aguiar explica que no primeiro dia os caratecas brasileiros sentiram um pouco a pressão de lutar em casa. Na ocasião, o time nacional conquistou um ouro, uma prata e um bronze, terminando na terceira colocação geral.
Porém, as coisas mudaram no dia seguinte. Depois de muita conversa entre comissão e atletas, a Seleção reverteu a situação e assumiu o primeiro lugar, faturando mais dois ouros, uma prata e três bronzes.

“Nossos atletas foram mais ousados e a postura começou a mudar. Conseguimos ficar numa situação em que o título só dependia de nós. A emoção havia sido maior do que a razão no começo e, aos poucos, fomos invertendo os sentimentos”,

explica o técnico.

No dia final, o Brasil era líder com uma medalha de ouro na frente do México. Restavam quatro em disputas.

“Fomos para o último dia com uma distância muito pequena para o segundo colocado. A conversa nossa foi de ousadia e coragem, porém com muita responsabilidade. É assim que funciona o alto rendimento no esporte”,

disse.

Deu certo. Dos quatro ouros em disputa, três foram do time verde e amarelo.

“O diálogo evoluiu muito durante o Pan. No começo, agimos com emoção. Depois, falamos sobre ser ousado e racional. Fizemos a lição de casa. O resultado coroa toda a estrutura que a CBK nos dá”,

finaliza Aguiar.

Agora, a Seleção Brasileira está focada no Sul-Americano, que será realizado no fim de junho, na Colômbia.
A competição reunirá as categorias adultas e de base.
Depois, em outubro, ocorre o ápice da temporada, com o Mundial da modalidade, na Áustria.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

260 vagas: Empregos em Ribeirão e Região

Veja como se candidatar às vagas de emprego disponíveis para esta semana de maio.

Telemedicina: o que é, como funciona e quais os benefícios?

Foi-se o tempo em que os médicos só podiam consultar presencialmente. Hoje em dia, com a ajuda da tecnologia e da internet, é possível...

Lua de sangue: Veja como acompanhar raro eclipse deste domingo

Previsto para ocorrer no fim da noite, brasileiros terão visão privilegiada de Lua da sangue que só deve ser visto novamente no país em 2025. O que influencia em sua vida?

Sertãozinho 30 anos: A Grande Festa inicia vendas online de ingressos

Atrações já com ingressos disponíveis no site: Maiara & Maraisa, Raça Negra, Barões da Pisadinha, Hugo e Guilherme e Dennis DJ, George Henrique & Rodrigo

Quer receber 11 mil e trabalhar apenas 9 dias por mês? Seja secretario do Nogueira

Gostaria de entender qual a finalidade da câmara de vereadores de Ribeirão Preto. Passaram um cheque em branco com validade de 4 anos para o @nogueira. Faz falta uma câmara assim?
- PUBLICIDADE -