A Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME/Total Health/ Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar), comandada pelo técnico da Seleção Brasileira Ricardo Aguiar, terá dez atletas na disputa da Copa São Paulo neste sábado, 10, no Ginásio do Ibirapuera. A competição vale pontos para o ranking estadual e vagas às finais do Campeonato Paulista de 2017.
Para Aguiar, as expectativas para o desempenho dos atletas é boa. Na equipe, destaque para Thamires Souza e Vitor Nonino. Ele conquistou sua primeira medalha com a Seleção Brasileira, já aos 13 anos de idade. No mês passado, foi bronze no Pan-Americano do Equador.
“As condições deles são as melhores possíveis, pois estão em competições desde o início do ano e chegam agora em um nível muito bom. Além disso, há a motivação pela conquista das vagas no Paulista do ano que vem e os pontos no ranking”, explica.
O técnico ainda afirma que a ida a São Paulo só será possível porque eles e os atletas estão pagando do próprio bolso todos os gastos, por meio de apoio pessoal para cada viagem, haja vista a falta de verba municipal para o esporte da cidade.
“No ano passado nós não fomos pelo mesmo motivo e neste ano alguns atletas deixaram de ir por não poder pagar. É triste ver o esporte de Ribeirão Preto nessa situação”, disse.
Logo depois da Copa São Paulo, Ricardo Aguiar se apresenta junto à Seleção Brasileira, em Fortaleza, no domingo, 11. Lá, fará uma semana de treinamento com os atletas visando a etapa do Brasil da Premier League, que será disputada nos dias 17 e 18, também em Fortaleza.
Atletas de Ribeirão Preto na Copa São Paulo
Lucas Coelho (júnior / acima de 50 kg)
Lucas Barbosa (adulto / acima de 84 kg)
Marcus Castroviejo (cadete kata / até 53 kg)
Murilo Borsaro (júnior / até 61 kg)
Raphael Penha (cadete até 57 kg)
Thamires Sousa (sub-21 e adulto / acima de 68 kg)
Verônica Carbonato (adulto / acima de 66 kg)
Vitor Nonino (sub-14 / até 45 kg)
João Pedro Lazzarotto (cadete / até 67 kg)
Eduardo Moretti (adulto / até 75 kg)