Início Esportes Campanha contra uso do tabaco e “Dia do Desafio” mobilizam alunos na...

Campanha contra uso do tabaco e “Dia do Desafio” mobilizam alunos na Cava do Bosque

- continua após a publicidade -

Apresentando números alarmantes onde se constata que cerca de 300 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabaco, o vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa declarou, nesta quarta-feira, 31 de maio, na Cava do Bosque, aberta 23ª edição do Dia do Desafio, simultaneamente com o lançamento oficial do “Concurso de Frases e Vídeos”, campanha contra o uso do tabaco voltado aos alunos da rede municipal de ensino.

A solenidade contou com a presença de grande número de crianças e adolescentes, professores e monitores da secretaria de Esportes e autoridades.

Além do vice-prefeito que, representando o prefeito Duarte Nogueira, enviou um fraternal abraço e sucesso a todos os participantes, também prestigiaram o evento o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, Marcelo Hirono, assistente do Sesc, e representando a secretaria da Educação, Clarice Ferraz.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o vice-prefeito, a junção do Dia do Desafio com a campanha contra o tabaco certamente trará resultados positivos. “Administrar é trabalhar de maneira integrada. É importante que se integre educação, saúde, esporte, assistência social. Nesse Dia do Desafio casa perfeitamente com o desafio que passamos a travar, orientar nossas crianças e adolescentes contra o uso do tabaco”.

O secretário da Saúde ressaltou que o tempo de vida dos brasileiros aumentou e envelhecer com qualidade depende a prática de esportes e atividades físicas e o não uso do tabaco, como fatores fundamentais para a longevidade. “Não é à toa que o Dia do Desafio nasceu no Canadá. Um país que é um exemplo para todo mundo. Exemplo na área da saúde, na educação, no esporte. Porque eles sabem que quando a gente associa tudo isso, a gente envelhece com qualidade”, disse Sandro Scarpelini.

O secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, falou da importância da união dos eventos, incentivou a participação de  todos no Dia do Desafio e afirmou que o esporte pode ser um grande estímulo na prevenção e interrupção do tabagismo. ”Os benefícios a quem para de fumar são rapidamente percebidos, como melhora na resistência e no desempenho, principalmente em relação à respiração. Portanto, ações como essas devem ser constantes”.

Representando a secretaria da Educação, Clarice Ferraz enalteceu a união das campanhas. “Criamos o ambiente propício para passarmos a mensagem aos nossos alunos, para não iniciarem no uso do tabaco. Levaremos assim no ambiente das escolas, formação de qualidade. A participação no concurso de frases e vídeos cria em nossos alunos a condição de um ambiente saudável.”

O Dia do Desafio é um evento anual, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, envolvendo a participação de cidades de cinco continentes. Trata-se de uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, que tentam mobilizar o maior número de pessoas para a prática de esportes e atividades físicas em geral. É uma campanha mundial de incentivo à vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis para pessoas de todas as idades. Este ano os ribeirão-pretanos se mobilizaram para enfrentar a cidade venezuelana de Petera.

Coordenado no Brasil e nas Américas pelo SESC e promovido mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All – O Dia do Desafio foi criado no Canadá, nos anos 1980, e propõe uma competição amigável entre pessoas, organizações e cidades.

O Sesc de São Paulo é o Centro Coordenador do ‘Dia’ no Continente Americano. A organização em Ribeirão Preto é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, Educação e de Esportes, e a coordenação regional é do Sesc–RP.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Etanol e Diesel devem sofrer aumento de 3% em Ribeirão Preto.

O aumento de impostos imposto pelo Governador João Dória vai começar a prejudicar você muito rápido. Combustíveis começam a subir em Ribeirão Preto.

Sincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase Laranja do Plano SP

É preciso bom senso por parte do Governo de São Paulo quanto a redução no horário de atendimento.

João Dória não cumpre a palavra e aumenta o ICMS em São Paulo.

João Dória ri na cara da sociedade com mentiras e em nota a FIESP promete entrar na justiça contra o aumento de ICMS.

Netflix anuncia o lançamento de documentário sobre a carreira de Pelé.

Netflix divulga a data de estreia e o primeiro teaser do documentário "Pelé", com estréia programada para fevereiro.

Onde estão os radares neste sábado (16) em Ribeirão Preto

Confira as avenidas com radares móveis em Ribeirão Preto. Velocidades variam entre 60km e 70km.