InícioEspeciaisFestival TanabataTanabata será realizado entre os dias 8 a 10 de julho

Tanabata será realizado entre os dias 8 a 10 de julho

- continua após a publicidade -

Quer participar do 23º Tanabata? As inscrições para expositores interessados em fazer parte do evento começam nessa segunda-feira, dia 4 de abril, e vão até o dia 8 de maio.

Quem organiza é a Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Quer participar como expositor ou grupo artístico?
E-mail: festivaltanabata2016@gmail.com
Site: www.cultura.ribeiraopreto.sp.gov.br
Telefone: (16) 3636-1206, ramal 216

 

Saiba um pouco mais sobre este festival:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos.
O Tanabata Matsuri ou Festa das Estrelas e sua lenda têm origens em um festival chinês chamado kikkoden, que chegou ao país no período Heian (794-1185). Comemoração realizada apenas pelos nobres, que se popularizou no período Edo (1603-1867) quando Date Masamune, rei do norte do Japão no início do século XVII promoveu em Sendai, uma festa em homenagem às mulheres e crianças onde elas recebiam o deus da água na sua oficina de tear e passavam a noite tecendo. No dia seguinte, elas presenteavam o deus da água com o tecido já pronto.

Tanabata em Ribeirão Preto
Devido a grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar a cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994.
O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

 Você sabia que:

Card Game: é um jogo de cartas colecionáveis, são jogos de estratégia nos quais os participantes devem derrotar um ou mais oponentes com um baralho que ele mesmo monta, seguindo uma estratégia própria.

Cosplay: é uma abreviação de costume play, é o ato de se caracterizar com seu personagem favorito do universo dos animes (desenhos japoneses), ficção cientifica e fantasia, com a qual a pessoa se identifique muito, seja com sua personalidade, história de vida, valores morais ou culturais.

Arte marcial: hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental, com ou sem o uso de armas tradicionais (armas brancas).

Animeke: Karaoke(ê) ou caraoque(ê) é um substantivo japonês formado pelas palavras kara (“vazia”) e kesutora (“orquestra”). Trata-se de um hobby de origem japonesa no qual as pessoas cantam versões instrumentais de músicas. No Animeke é composto por musicas de Anime e J-pop.

Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10/05/1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe (e recebeu por isso em 2004 o prêmio IgNobel da Paz).

Mangá: é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês.

Infra-estrutura e local

A estrutura conta com 40 expositores distribuídos em três áreas distintas sendo duas áreas destinadas para alimentação e uma área para produtos secos: objetos artesanais, decoração e serviços.

Um palco montado parte na mais alta do Parque Municipal Morro do São Bento proporciona ao público maior visibilidade dos espetáculos.

Toda a área que compreende o Parque Municipal Morro do São Bento, inclusive o espaço aéreo, é decorado com kussudamas (enfeite confeccionado com flores e fitas de papel colorido representando as estrelas Veja e Altair). Também são montados arcos verdes de bambu com enfeites que lembram gigantes cometas com cauda (referindo-se as estrelas da lenda), todos confeccionados pela comunidade japonesa e expositores durante os dois meses que antecedem a comemoração. Toda esta decoração é feita em uma área arborizada que dá fundos ao Bosque Municipal “Fábio Barreto” o que proporciona um ar nostálgico ao local que fica próximo ao Teatro Municipal e Teatro de Arena.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e uma excelente oportunidade de encontro com a tradição japonesa, sua culinária exótica, shows de dança, shows de Taikô (tambores japoneses) músicas tradicionais, oficinas de Ikebana, origami, bonsai e pipas, e exposições de artes plásticas e uma variedade de objetos e produtos japoneses.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -