Início Especiais Festival Tanabata Tanabata será realizado entre os dias 8 a 10 de julho

Tanabata será realizado entre os dias 8 a 10 de julho

- continua após a publicidade -

Quer participar do 23º Tanabata? As inscrições para expositores interessados em fazer parte do evento começam nessa segunda-feira, dia 4 de abril, e vão até o dia 8 de maio.

Quem organiza é a Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Quer participar como expositor ou grupo artístico?
E-mail: festivaltanabata2016@gmail.com
Site: www.cultura.ribeiraopreto.sp.gov.br
Telefone: (16) 3636-1206, ramal 216

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

 

Saiba um pouco mais sobre este festival:

O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos.
O Tanabata Matsuri ou Festa das Estrelas e sua lenda têm origens em um festival chinês chamado kikkoden, que chegou ao país no período Heian (794-1185). Comemoração realizada apenas pelos nobres, que se popularizou no período Edo (1603-1867) quando Date Masamune, rei do norte do Japão no início do século XVII promoveu em Sendai, uma festa em homenagem às mulheres e crianças onde elas recebiam o deus da água na sua oficina de tear e passavam a noite tecendo. No dia seguinte, elas presenteavam o deus da água com o tecido já pronto.

Tanabata em Ribeirão Preto
Devido a grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar a cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994.
O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

 Você sabia que:

Card Game: é um jogo de cartas colecionáveis, são jogos de estratégia nos quais os participantes devem derrotar um ou mais oponentes com um baralho que ele mesmo monta, seguindo uma estratégia própria.

Cosplay: é uma abreviação de costume play, é o ato de se caracterizar com seu personagem favorito do universo dos animes (desenhos japoneses), ficção cientifica e fantasia, com a qual a pessoa se identifique muito, seja com sua personalidade, história de vida, valores morais ou culturais.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Arte marcial: hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental, com ou sem o uso de armas tradicionais (armas brancas).

Animeke: Karaoke(ê) ou caraoque(ê) é um substantivo japonês formado pelas palavras kara (“vazia”) e kesutora (“orquestra”). Trata-se de um hobby de origem japonesa no qual as pessoas cantam versões instrumentais de músicas. No Animeke é composto por musicas de Anime e J-pop.

Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10/05/1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe (e recebeu por isso em 2004 o prêmio IgNobel da Paz).

Mangá: é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês.

Infra-estrutura e local

A estrutura conta com 40 expositores distribuídos em três áreas distintas sendo duas áreas destinadas para alimentação e uma área para produtos secos: objetos artesanais, decoração e serviços.

Um palco montado parte na mais alta do Parque Municipal Morro do São Bento proporciona ao público maior visibilidade dos espetáculos.

Toda a área que compreende o Parque Municipal Morro do São Bento, inclusive o espaço aéreo, é decorado com kussudamas (enfeite confeccionado com flores e fitas de papel colorido representando as estrelas Veja e Altair). Também são montados arcos verdes de bambu com enfeites que lembram gigantes cometas com cauda (referindo-se as estrelas da lenda), todos confeccionados pela comunidade japonesa e expositores durante os dois meses que antecedem a comemoração. Toda esta decoração é feita em uma área arborizada que dá fundos ao Bosque Municipal “Fábio Barreto” o que proporciona um ar nostálgico ao local que fica próximo ao Teatro Municipal e Teatro de Arena.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e uma excelente oportunidade de encontro com a tradição japonesa, sua culinária exótica, shows de dança, shows de Taikô (tambores japoneses) músicas tradicionais, oficinas de Ikebana, origami, bonsai e pipas, e exposições de artes plásticas e uma variedade de objetos e produtos japoneses.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Para se candidatar é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010

Plano de governo do PRTB – Ribeirão Preto, Próspera e harmonica

Quando você vota em um candidato, você assina uma procuração para administrar sua rua, seu bairro, portanto pense bem em que modelo de gestão você se interessa.

Covidão: Policia cumpre 260 mandados de busca e 57 mandados de prisão por desvio da saúde

Fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Adrenocromo: o que é, como é feita e toda a polêmica em torno dela

A verdade por trás de uma das substâncias mais polêmicas da atualidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família