População cria petição para realização do Tanabata

0
1118
Rita Johansen / Esposa Ponto Com

Na última sexta-feira (13), a comissão organizadora do Tanabata emitiu uma nota informando sobre o cancelamento da 23ª edição do Festival que tradicionalmente destaca a cultura japonesa na cidade e aconteceria entre os dias 8 e 10 de julho no Morro do São Bento. De acordo com a nota divulgada o festival teria sido cancelado devido a falta de apoio da iniciativa privada ao evento.

Leia: Festival Tanabata foi cancelado

De acordo com a nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto faz um aporte no valor de R$ 50 mil reais e o valor restante, necessário para a realização do festival é captado junto a iniciativa privada através do Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo). A nota informa que devido ao não interesse dos empresários locais o recurso seria insuficiente para a realização do festival em 2016.

Diante da notícia a população de Ribeirão ficou inconformada e vem se manifestando através das redes sociais nos últimos dias, hipóteses como o apoio da população com a compra de ingressos chegaram a ser cogitadas para que o festival fosse mantido, ao ser consultado sobre uma eventual revisão na decisão com esta ajuda da população, Hazime Nakamura, presidente da NIPO de Ribeirão Preto disse não haver qualquer possibilidade para que o evento aconteça este ano, de acordo com Hazime, todas as tentativas para manter a realização do festival se esgotaram.

Mesmo diante desta informação, uma petição pública foi criada solicitando o apoio da população. A petição, que deverá ser encaminhada a Prefeitura de Ribeirão Preto, pede o apoio para demonstrar a insatisfação da população diante do cancelamento e espera que a Prefeitura e a Secretaria da Cultura encontrem meios para a realização do festival.

Em 2015, aproximadamente 55 mil pessoas visitaram o festival que destaca as tradições japonesas com música, arte, culinária e produtos. Este também é o objetivo que a petição online espera atingir, 55 mil assinaturas online, até o momento pouco mais de 630 pessoas assinaram. Para participar basta você acessar o link da petição e assinar preenchendo alguns dados básicos. Esta petição não tem qualquer efeito jurídico mas tem como objetivo pressionar a prefeitura e a secretaria da cultura em benefício do festival, de acordo com a criadora do “abaixo assinado online”.

Para assinar a petição clique aqui. E você, o que achou do cancelamento do Tanabata? Deixe o seu comentário.