Início Economia Semelhante ao Uber, WillGo já opera na cidade

Semelhante ao Uber, WillGo já opera na cidade

- continua após a publicidade -

Nos últimos meses temos acompanhado no noticiário nacional muitas polêmicas envolvendo a utilização de aplicativos para o transporte particular de passageiros, o mais famoso no Brasil e no mundo é o Uber, que oferece um serviço diferenciado e preços flexíveis, mas que geralmente ficam abaixo dos valores praticados pelos taxistas nas principais capitais. Em todo o mundo estão surgindo diversos concorrentes ao Uber mas a grande maioria foca suas operações nas capitais. Para suprir a demanda de cidades como Ribeirão Preto foi lançado o WillGo, aplicativo semelhante ao Uber mas que oferece alguns diferenciais como o transporte de cargas permitindo que motoqueiros se cadastrem para oferecer o serviço a seus clientes por exemplo.

Aplicativo procura por motoristas

O WillGo já está cadastrando motoristas para atender a demanda de seus clientes. Disponível para Android e IOS o aplicativo ainda enfrenta críticas dos usuários devido a baixa disponibilidade de prestadores de serviços.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além do transporte de passageiros, que podem escolher os veículos como sedans de luxo ou blindados, a WillGo oferece entrega de encomendas, como objetos e documentos. O transporte de cargas serve para qualquer uma das classes de veículos, desde moto até SUV.

Para os usuários, não há tarifa dinâmica – ou seja, a corrida não fica mais cara se estiver chovendo, ou se for um horário de pico como acontece com o Uber. O valor do trajeto é calculado previamente, preenchendo o endereço do destino. Os preços são fixos, tarifados conforme o tipo de veículo requisitado e a quilometragem rodada. Em caso de cancelamento, será cobrada a tarifação mínima do passageiro de acordo com o veículo escolhido.

Outro diferencial é “favoritar” motoristas, acionando-os quando quiser, recurso que o Uber também não oferece além da possibilidade de agendar uma corrida com 48 horas de antecedência.

Pontos negativos

  • O cadastro como usuário no sistema é bastante simples, podendo ser feito através de sua conta no facebook por exemplo. Porém algumas mensagens ainda são exibidas em inglês e estou aguardando o SMS com o código de confirmação do cadastro até agora. Depois de fechar o aplicativo e tentar acessá-lo novamente uma mensagem informa que o código foi enviado por e-mail, todo em inglês mas que atendia a necessidade.
  • Outro ponto negativo identificado é a necessidade de uma conta no PayPal Wallet, serviço de pagamento que ainda não é tão popular no Brasil, o Uber permite que você cadastre os dados de seu cartão de crédito sem muitas dificuldades, pelo WillGo você precisará criar uma conta no PayPal, o processo é simples e seguro, mas seria melhor e mais prático a facilidade oferecida pelo Uber.
  • Outro fator negativo, mas que não depende do aplicativo, é a ausência de prestadores de serviços em Ribeirão, ao mesmo tempo que tem a seu favor o fato de permitir que motoristas da cidade se cadastrem para oferecer os serviços de transporte ele ainda não possui um cadastro que possa atender a demanda da cidade.

Pontos Positivos

  • Motoqueiros e carros de qualquer categoria podem oferecer o serviço de transporte de cargas, um recurso bem interessante para quem precisa enviar algum documento ou encomenda e não pode sair de casa, não possui veículo ou está preso no trabalho.
  • A tarifa fixa também é outro ponto que merece destaque, no Uber você poderá ser tarifado de acordo com a demanda, a boa e velha lei da oferta e da procura, quanto maior a procura por motoristas do Uber mais cara é a corrida. No WillGo eles garantem que a flutuação do preço não existe, você será cobrado pelos KMs entre o local de partida e o destino final.
  • A possibilidade do aumento da frota disponível, já que o cadastro é aberto para qualquer cidade, diferente do Uber que não opera fora dos grandes centros.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quer ser um motorista WillGo?

Para isso basta acessar o site e preencher seus dados cadastrais para aprovação. É preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não possuir antecedentes criminais, ter um automóvel de quatro portas com ano de fabricação a partir de 2008 e ar-condicionado. As motos são permitidas somente para entregas, envio de documentos, objetos ou cargas de pequeno porte. Os aprovados ainda passam por treinamento.

Atualmente apenas dois carros rodam com o serviço. Ao abrir o aplicativo por volta de 22hs apenas veículo da categoria “black” estava disponível e levaria cerca de 10 minutos para chegar a minha localização. Os criadores da empresa, que atua no Brasil desde abril, pretendem rodar com uma frota de quatro mil veículos em todo o País. Será que veremos este serviço disponível com mais motoristas rivalizando com os taxistas de Ribeirão?

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.