InícioEspeciaisAgrishowPainel sobre Segurança Alimentar do “Agenda do Agronegócio” encerra série de seminários...

Painel sobre Segurança Alimentar do “Agenda do Agronegócio” encerra série de seminários na Agrishow

- continua após a publicidade -

Foram quatro dias de debates substantivos no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC).  A Agenda do Agronegócio é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reuniu debatedores e um público seleto durante sua realização na 24º edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação).

O prefeito Duarte Nogueira, convidado dos organizadores e dos patrocinadores, prestigiou todas as palestras. “Foi uma agenda que se completou entre a importância da agricultura familiar, o cuidado com a sustentabilidade, ou seja, boas práticas de produção, e ao mesmo tempo adequada relação com os recursos naturais, inovação, pesquisa, ciência, progresso e o desenvolvimento permanente como elemento de que o conhecimento nunca está estático, sempre pode ser melhorado, e tudo isso voltado à qualidade de vida e o bem estar”, explicou.

“Fiquei muito feliz como prefeito de Ribeirão Preto, dessa que deve ter sido a maior feira que já fizemos nestas 24 edições, e ela só será menor que a do ano que vem, quando faremos os 25 anos da Agrishow.  Essa é uma das maiores e mais eletrizantes feiras de dinâmica, de agricultura e de equipamentos do mundo. A agenda permitiu trazer um diálogo extremamente importante não só para nossa cidade e para a região metropolitana, mas para o Brasil”, vibrou Nogueira.

José Valverde Machado Filho, secretário executivo do Consea-SP; Milene Gonçalves, nutricionista e diretora do Cesans; Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia; e Nadja Hadad, jornalista, foram os debatedores do 4º Painel desta sexta-feira, dia 5 de maio, que marcou o encerramento do evento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Durval Ribas Filho destacou a importância do consumo diário de alimentos saudáveis para se viver e envelhecer com qualidade de vida. Para Ribas, a “agerasia” ou velhice saudável está relacionada diretamente a mudança de hábitos alimentares saudáveis, aliados a prática esportiva entre outros fatores.

Segundo ele, os alimentos desde que consumidos com moderação podem ser responsáveis por uma vida saudável, longa e feliz.

Ele explicou que o consumo de nozes, em porções semanais, por exemplo, diminuem em 40% as chances de doenças cardiovasculares; o bacon deve ser consumido moderamente: acima de 5 vezes por semana pode causar câncer de bexiga; azeite é um santo remédio principalmente para quem vive em grandes centros com altos índices de poluição, diminui o risco de doenças respiratórias.

Alimentos como ovos, peixe, leite, vegetais devem ser consumidos respeitando as proporções, pois só trazem benefícios à saúde de homens e mulheres. Chocolate, café e até pimenta fazem bem à saúde. Bebida alcoólica, cerveja e vinho também são importantes para a saúde do corpo desde que ingeridos com moderação.

A jornalista Nadja Hadad, que até os cinco anos de idade consumia apenas leite materno e só foi descobrir a importância dos alimentos após a reeducação alimentar, também falou dos benefícios de uma alimentação saudável rica em alimentos frescos e produzidos dentro das normas de segurança alimentar.

O debate sobre “Alimentação Saudável” foi conduzido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo. O secretário-executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho, e Milene Gonçalves, diretora dos Conselhos Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesans), falaram sobre as políticas públicas nesta área.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -