Unesp lança 36 novos livros digitais gratuitos

0
1065
arquivo

3 de maio, às 9h, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e a Fundação Editora da Unesp lançam 36 livros digitais nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com acesso totalmente gratuito.
O Programa de Publicações Digitais foi criado em 2009, com trabalhos de docentes, pós-graduandos e pós-graduados sendo selecionados pelos Conselhos de Programas de Pós-Graduação da Unesp. As obras escolhidas são editadas pelo selo Cultura Acadêmica da Fundação Editora da Unesp.
Os novos 36 títulos estarão disponíveis a partir de 3 de maio na internet no formato Creative Commons (licença para uso não comercial, vedada a criação de obras derivadas) no site www.culturaacademica.com.br.
O Programa de Publicações Digitais da Unesp é o maior projeto de difusão de publicações de uma universidade brasileira e único no sentido de conceber a publicação original de obras em formato digital. Com os novos títulos, a coleção totaliza 322 títulos. Já foram realizados mais de 20 milhões de downloads.

Títulos por Programa de Pós-Graduação

Ciência da Informação

Arquitetura da informação pervasiva – Henry Poncio Cruz de Oliveira, Silvana Ap. Borsetti Vidotti e Virgínia Bentes Pinto. Uma trajetória da Arquivística a partir da Análise do Discurso – Thiago Henrique Bragato Barros

Ciências da Motricidade

Não é só a torcida organizada: o que os torcedores organizados têm a dizer sobre a violência no futebol – Marcelo Fadori Soares Palhares e Gisele Maria Schwartz.

Ciências Sociais

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): neodesenvolvimentismo? – Maria Chaves Jardim e Márcio Rogério Silva. Regionalismo na América do Sul: um novo esquema de análise e a experiência do Mercosul – Karina Lilia Pasquariello Mariano

Comunicação

A crítica e o campo do jornalismo: ruptura e continuidade – Mauro de Souza Ventura.

Direito

O debate bioético e jurídico sobre as diretivas antecipadas de vontade – Matheus Massaro Mabtum e Patrícia Borba Marchetto.

Educação

História do ensino da literatura infantil na formação de professores no Estado de São Paulo (1947-2003) – Fernando Rodrigues de Oliveira.

Educação Matemática

Travessias de Cecília: a caminho da educação matemática no CEEJA Padre Moretti – Rondônia – Edna Maria Cordeiro. Infância, imagens e vertigens – Bianca Santos Chisté

Estudos Linguísticos

A relação conclusiva na língua portuguesa: funções resumo, conclusão e consequência – Norma Barbosa Novaes Marques e Erotilde Goreti Pezatti.

Estudos Literários

O escorpião e o jaguar: o memorialismo prospectivo d‘O Ateneu, de Raul Pompéia – Franco Baptista Sandanello
O coronel e o lobisomem nas veredas da literatura regionalista brasileira – Naiara Alberti Moreno.

Filosofia

Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria sobre as representações empíricas e abstratas– Eduardo Ramos Coimbra de Souza.
Como é possível o conhecimento matemático: uma análise a partir da epistemologia genética – Alexandre Augusto Ferraz e Ricardo Pereira Tassinari

Fonoaudiologia

Movimentos da hesitação: deslizamentos do dizer em sujeitos com Doença de Parkinson – Lourenço Chacon e Roberta Cristina Rodrigues Vieira.

Geografia

Os sentidos da casa própria: condomínios horizontais populares fechados e novas práticas espaciais em Presidente Prudente e São Carlos – Viviane Fernanda de Oliveira.
Geografia das telecomunicações no Brasil – Paulo Fernando Jurado da Silva.

História

Ziembinski – o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959) –Camila Maria Bueno Souza.
Genealogia de uma operação historiográfica: Edward Palmer Thompson, Michel Foucault e os historiadores brasileiros da década de 1980 – Igor Guedes Ramos.

Letras

De poeta a editor de poesia: a trajetória de Machado de Assis para a formação de suas Poesias completas – Fabiana Gonçalves. Das letras às telas: a tradução intersemiótica de Ensaio sobre a cegueira – Cleomar Pinheiro Sotta
Realismo e violência na literatura contemporânea: os contos de famílias terrivelmente felizes (2003) de Marçal Aquino – Fábio Marques Mendes
Desta para melhor: a presença das viúvas machadianas no jornal das famílias – Jaqueline Padovani da Silva

Linguística e Língua Portuguesa

O cânone visual: as belas-artes em discurso – Renan Belmonte Mazzola
O uso do inglês em contexto comercial no Brasil e em Portugal: questões linguísticas e culturais – Natália Cristine Prado.

Música

O conceito de imitação na ópera francesa do século XVIII – Rodrigo Lopes.
Anamorfoses na música eletroacústica mista – Tiago Gati.

Psicologia

Desamparo psíquico nos filhos de dekasseguis no retorno ao Brasil – Cizina Célia Fernandes Pereira Resstel
(Des)encontros trabalho-família: narrativas de familiares de trabalhadores migrantes do setor de produção de energia hidrelétrica –Daniele Almeida Duarte.

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Uma ciência sobre “coisa” alguma: relações funcionais, comportamento e cultura – Kester Carrara.

Relações Internacionais

Medidas antidumping e política doméstica: o caso da citricultura estadunidense – Camilla Silva Geraldello
A atuac?a?o poli?tica da Age?ncia de Informac?a?o dos Estados Unidos no Brasil (1953-1964) – Fernando Santomauro.

Saúde Coletiva

A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos – Marina Lemos Villardi, Eliana Goldfarb Cyrino e Neusi Aparecida Navas Berbel.

Serviço Social

Mãe/mulher atrás das grades: a realidade imposta pelo cárcere à família monoparental feminina – Amanda Daniele Silva. Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho cotidiano dos assistentes sociais em Ribeirão Preto/SP – Élidi Cristina Tinti.