Semana da Alimentação do Senac aborda o consumo consciente de alimentos por meio de oficinas e palestras

0
1282

A fim de promover a reflexão sobre alimentação sustentável, produção alimentar, saúde e preservação ambiental, o Senac São Paulo realiza em setembro a Semana da Alimentação em 12 unidades na capital, Grande São Paulo e interior do Estado. O evento é formado por palestras, oficinas e atividades que proporcionam o debate entre profissionais do mercado e a comunidade.

Este ano, a Semana da Alimentação será conduzida a partir da temática Consumo Consciente de Alimentos. E não por acaso. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, organização não governamental (ONG) que atua em frentes para mobilizar a sociedade a adotar práticas voltadas para o consumo consciente, aponta um crescimento significativo em relação à consciência sustentável do consumidor “iniciante” de 32%, em 2012, para 38%, em 2018.

Para Karina dos Ramos, coordenadora da área de nutrição do Senac São Paulo, esses dados indicam que o momento é de recrutar os consumidores indiferentes para hábitos saudáveis de consumo. “O evento vem com a proposta de reflexão sobre essa tendência. Nossa ideia é promover a conscientização e o engajamento sobre os impactos da compra, do consumo e do descarte de alimentos”, afirma.

Anote na agenda

 No Senac Ribeirão Preto, os interessados poderão participar de atividades entre 24 e 25 de setembro. No primeiro dia (24/9), às 14 horas, a unidade realizará a oficina Adoce seu Dia Evitando Desperdícios, com soluções práticas de como aproveitar integralmente os alimentos e preparar sobremesas variadas. Essa programação tem o custo de R$ 20 por participante, e as vagas são limitadas.

Já no período noturno, às 19 horas, acontecerá um bate-papo com os autores da Série Senac de Gastronomia, da Editora Senac São Paulo, que contempla três livros: confeitaria, cozinha e panificação. As obras são voltadas tanto para profissionais quanto pessoas interessadas em aprimorar técnicas, receitas e métodos de preparo de doces e salgados. O encontro, aberto ao público, fará justamente a reflexão sobre essas práticas.

Na terça-feira (25/9), a unidade terá outras duas atividades gratuitas. Às 15 horas, haverá a palestra Slow Food e Agroecologia, Caminhos Possíveis e Necessários, que discutirá a importância de repensar o sistema alimentar, propor soluções e tecer novas redes de parcerias entre o campo e a cidade. Depois, às 19 horas, será a vez do tema Novos Modelos de Negócios Sustentáveis, com avaliações de cases de impactos socioambientais causados pelo consumo alimentar.

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o Portal Senac, em www.sp.senac.br/semanadaalimentacao, e escolha a unidade Ribeirão Preto.


Alimentação no Senac – O Senac São Paulo atua no segmento de alimentação desde 1951. Seus primeiros cursos foram Garçom (1951), Cozinheiro (1964), Vinhos (1974), Sommelier (1987), pioneiro nesse tema no Brasil, seguido dos cursos Técnico em Nutrição e Dietética (1994) e o Bacharelado em Nutrição (2009). O ineditismo veio, ainda, com o primeiro curso superior de gastronomia do país, o Tecnólogo em Gastronomia (2001).

Hoje, o Senac mantém um completo portfólio no segmento de alimentação que reúne cerca de 150 cursos nas modalidades livres, técnicos, graduações, pós-graduações e extensões universitárias em gastronomia, nutrição, bebidas, serviços e gestão. Esses cursos estão distribuídos em cerca de 30 unidades em todo o Estado de São Paulo. Dessa forma, a instituição atende a todas as necessidades de qualificação do setor.

Serviço: 

Semana da Alimentação 2018

Local: Senac Ribeirão Preto – Avenida Capitão Salomão, 2.133 – Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP

Data: 24 e 25 de setembro
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadaalimentacao

 

Data Tema Horário
24/9 Oficina: Adoce seu Dia Evitando Desperdícios 14 às 17 horas
24/9 Bate-papo com os autores da Série Senac de Gastronomia 19 às 21 horas
25/9 Palestra: Slow Food e Agroecologia, Caminhos Possíveis e Necessários 15 às 17 horas
25/9 Palestra: Novos Modelos de Negócios Sustentáveis 19 às 21 horas