Início Educação Semana da Alimentação do Senac aborda o consumo consciente de alimentos por...

Semana da Alimentação do Senac aborda o consumo consciente de alimentos por meio de oficinas e palestras

- continua após a publicidade -

A fim de promover a reflexão sobre alimentação sustentável, produção alimentar, saúde e preservação ambiental, o Senac São Paulo realiza em setembro a Semana da Alimentação em 12 unidades na capital, Grande São Paulo e interior do Estado. O evento é formado por palestras, oficinas e atividades que proporcionam o debate entre profissionais do mercado e a comunidade.

Este ano, a Semana da Alimentação será conduzida a partir da temática Consumo Consciente de Alimentos. E não por acaso. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, organização não governamental (ONG) que atua em frentes para mobilizar a sociedade a adotar práticas voltadas para o consumo consciente, aponta um crescimento significativo em relação à consciência sustentável do consumidor “iniciante” de 32%, em 2012, para 38%, em 2018.

Para Karina dos Ramos, coordenadora da área de nutrição do Senac São Paulo, esses dados indicam que o momento é de recrutar os consumidores indiferentes para hábitos saudáveis de consumo. “O evento vem com a proposta de reflexão sobre essa tendência. Nossa ideia é promover a conscientização e o engajamento sobre os impactos da compra, do consumo e do descarte de alimentos”, afirma.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Anote na agenda

 No Senac Ribeirão Preto, os interessados poderão participar de atividades entre 24 e 25 de setembro. No primeiro dia (24/9), às 14 horas, a unidade realizará a oficina Adoce seu Dia Evitando Desperdícios, com soluções práticas de como aproveitar integralmente os alimentos e preparar sobremesas variadas. Essa programação tem o custo de R$ 20 por participante, e as vagas são limitadas.

Já no período noturno, às 19 horas, acontecerá um bate-papo com os autores da Série Senac de Gastronomia, da Editora Senac São Paulo, que contempla três livros: confeitaria, cozinha e panificação. As obras são voltadas tanto para profissionais quanto pessoas interessadas em aprimorar técnicas, receitas e métodos de preparo de doces e salgados. O encontro, aberto ao público, fará justamente a reflexão sobre essas práticas.

Na terça-feira (25/9), a unidade terá outras duas atividades gratuitas. Às 15 horas, haverá a palestra Slow Food e Agroecologia, Caminhos Possíveis e Necessários, que discutirá a importância de repensar o sistema alimentar, propor soluções e tecer novas redes de parcerias entre o campo e a cidade. Depois, às 19 horas, será a vez do tema Novos Modelos de Negócios Sustentáveis, com avaliações de cases de impactos socioambientais causados pelo consumo alimentar.

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o Portal Senac, em www.sp.senac.br/semanadaalimentacao, e escolha a unidade Ribeirão Preto.


Alimentação no Senac – O Senac São Paulo atua no segmento de alimentação desde 1951. Seus primeiros cursos foram Garçom (1951), Cozinheiro (1964), Vinhos (1974), Sommelier (1987), pioneiro nesse tema no Brasil, seguido dos cursos Técnico em Nutrição e Dietética (1994) e o Bacharelado em Nutrição (2009). O ineditismo veio, ainda, com o primeiro curso superior de gastronomia do país, o Tecnólogo em Gastronomia (2001).

Hoje, o Senac mantém um completo portfólio no segmento de alimentação que reúne cerca de 150 cursos nas modalidades livres, técnicos, graduações, pós-graduações e extensões universitárias em gastronomia, nutrição, bebidas, serviços e gestão. Esses cursos estão distribuídos em cerca de 30 unidades em todo o Estado de São Paulo. Dessa forma, a instituição atende a todas as necessidades de qualificação do setor.

Serviço: 

Semana da Alimentação 2018

Local: Senac Ribeirão Preto – Avenida Capitão Salomão, 2.133 – Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP

Data: 24 e 25 de setembro
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadaalimentacao

 

DataTemaHorário
24/9Oficina: Adoce seu Dia Evitando Desperdícios14 às 17 horas
24/9Bate-papo com os autores da Série Senac de Gastronomia19 às 21 horas
25/9Palestra: Slow Food e Agroecologia, Caminhos Possíveis e Necessários15 às 17 horas
25/9Palestra: Novos Modelos de Negócios Sustentáveis19 às 21 horas

 

 

 

 

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Outra derrota do Botafogo deixa o projeto da serie A distante

Agora, o Pantera busca a reabilitação contra o Londrina, na terça-feira (20), às 19h15, no estádio Santa Cruz.

Programa Direção Segura autua oito motoristas em Cravinhos

Blitz de fiscalização da Lei Seca foi realizada entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado (17); Ao todo, 288 veículos foram fiscalizados

Caixa e Banco do Brasil iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

Para o participante saber se tem direito às cotas, basta acessar o portal

Sesc Ribeirão apresenta espetáculo de dança inspirado na vida da poetisa Sylvia Plath

Dança em Dobro acontece no dia 23 de agosto, sexta, a partir das 20h, com apresentações do Studium Carla Petroni e da Cia. Lusco Fusco

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto promove “Tarde Beneficente”

Todo evento é organizado por membros do Grupo de Voluntariado Arco Íris

Habitação entrega casas para famílias de Guatapará

Nesta sexta-feira, 16 de agosto, a Secretaria de Estado da Habitação entrega 97 unidades habitacionais na cidade de Guatapará. O Governo do Estado, através...

Enquanto senado vota abuso de autoridade vereador e apresentador são assaltados em RP

Os Bandidos agiram rapidamente e fugiram em poucos minutos.

Copa Educa Judô agita cidade de Morro Agudo

Consolidado, evento deve receber mais de 60 instituições e mil atletas

ENCONTRO NACIONAL DO PSL DE JAIR BOLSONARO

A mobilização é uma ação da executiva nacional que tem o objetivo de dobrar o número de filiados

Palocci relatou em delação repasses ilegais a Lulinha, amante Gleisi e quadrilha do...

Palocci declarou que parte dessas negociações era realizada por ele com João Vaccari, ex-tesoureiro do PT
- PUBLICIDADE -