Como parte da programação de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente firmou uma parceria com a empresa Dionísio Recicláveis e com o Centro Universitário Barão de Mauá.
Até o dia 6 de junho os alunos da universidade poderão dispensar qualquer tipo de lixo eletrônico em três contêineres que ficarão no local.
São considerados lixo eletrônico monitores, impressoras, televisores, computadores, CPUs, celulares, telefones, fax, máquinas de xerox, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos (motherboard – placas leves e pesadas – de celulares e DVD), processadores, transformadores, HDs, CDs, drivers, entre outros.
Vale lembrar que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente possui um Ecoponto instalado na Rua Cerqueira César, 1988, no Jardim Sumaré, que recebe materiais da população de todas as regiões da cidade.
Lixo eletrônico – Os resíduos derivados do avanço tecnológico tornam-se lixo contaminado, que liberam substâncias tóxicas altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Ao descartar esses objetos junto ao lixo comum, são liberadas substâncias químicas contidas dentro dos componentes eletrônicos, tais como mercúrio, cadmo, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros.
Essas substâncias penetram no solo e contaminam lençóis freáticos, que, consequentemente, contaminarão plantas e animais. Além disso, essas substâncias pesadas causam inúmeras doenças ao ser humano.