A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto renovou a adesão ao Programa Mais Alfabetização (PMALFA), do governo Federal, para o ano de 2019 e realizará processo de seleção de assistentes de Alfabetização no dia 11 de junho, para atuação nas escolas da rede municipal de ensino.
Poderão participar do processo seletivo professores com disponibilidade de carga horária; estudantes de graduação, preferencialmente, em pedagogia ou licenciatura na área da educação; profissionais com curso de magistério em nível médio; estudantes de cursos técnicos dos institutos federais e/ou das universidades públicas e/ou particulares; pessoas com conhecimento comprovado na área de apoio à docência, preferencialmente em alfabetização.
Os interessados deverão se inscrever em uma das escolas municipais de Ensino Fundamental (lista disponível no site da Secretaria Municipal da Educação nos dias 06 e 07 de junho, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Não haverá taxa de inscrição.
O processo seletivo simplificado será realizado no dia 11 de junho de 2019, dividido em duas etapas: pontuação da Titulação/Experiência e Entrevista com questões dissertativas sobre Alfabetização (conforme edital SME n. 001/19 – Processo Seletivo Simplificado de Assistentes de Alfabetização para atuarem no Programa Mais Alfabetização, publicado em 30 de maio de 2019).
O assistente de Alfabetização contará com uma ajuda de custo de R$150,00 por turma (nos termos da Lei n.9.608, de 18 de fevereiro de 1988), podendo assumir até oito turmas.
Programa Mais Alfabetização
Instituído pela Portaria do MEC n. 142, o Programa Mais Alfabetização visa “fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes no 1º e 2º anos do ensino fundamental”.
O Programa garante apoio adicional de um assistente de Alfabetização que atuará por 5 horas/semanais em cada turma, auxiliando, apoiando e colaborando com o professor alfabetizador (regente da turma) na realização de atividades que potencializem o processo de alfabetização dos alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Para o secretário da Educação de Ribeirão Preto, Felipe Elias Miguel, “o Programa é fundamental para que o professor regente esteja apoiado no processo de alfabetização de seus alunos, desenvolvendo a leitura, a escrita e também a matemática com muito mais qualidade”.