InícioEducaçãoRibeirão Preto será a Capital Mundial da diversidade e da inclusão social

Ribeirão Preto será a Capital Mundial da diversidade e da inclusão social

- continua após a publicidade -

A abertura oficial do II Campeonato Mundial de Futsal Down, o primeiro torneio internacional de uma modalidade esportiva realizado na cidade, ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 29 de maio, no ginásio da Cava do Bosque. Oitenta e quatro atletas de sete delegações (Brasil, Peru, Argentina, Chile, México, Portugal e Itália, campeã em 2017) participam, entre os dias 29 de maio a 4 de junho, da II edição do Campeonato Mundial de Futsal Down.

A prefeitura de Ribeirão Preto e a Secretaria Municipal de Esportes prepararam uma grande festa de abertura, calorosa e que entra para a história da cidade, como anfitriãs do II Campeonato Mundial de Futsal Down, acolhendo atletas e visitantes de sete seleções.

Os mestres de cerimônia Ludmila Puntel e Leonardo Gontijo comandaram a apresentação levando muita emoção ao público que lotou a Cava do Bosque.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A pequena Sofia, mascote do II Campeonato Mundial de Futsal Down, roubou a cena várias vezes com sua meiguice e simpatia. Uma boneca gigante da menina que nasceu com síndrome Down inspirou a confecção da mascote dos jogos.

Emoção e lágrimas rolaram soltas com o coral de 2.800 vozes do público presente na Cava do Bosque cantando de pé o Hino Nacional, tocado por “Dudu do Cavaquinho”, de Belo Horizonte.

Uma a uma, as delegações do Peru, Argentina, Chile, México, Portugal, Itália e Brasil desfilaram pelo irradiante ginásio e, lado a lado, receberam mais uma vez o carinho do público nas arquibancadas. Claro, a recepção e o barulho só foram maiores para a Seleção Canarinho, de verde e amarelo.

A seleção brasileira é uma das favoritas ao título por jogar a segunda edição do torneio mundial de futsal no seu país de origem e em sua casa nestes próximos sete dias, na Cava do Bosque, em Ribeirão Preto.

O prefeito Duarte Nogueira saudou as sete seleções participantes da Copa Mundial de Futsal Down no idioma de origem dos respectivos países: “Bienvenidos, Bievenutos e Bem-vindos”. Em quatro das seleções a língua materna é a hispânica, em duas, o português e, em uma, o italiano.

“Nós estamos fazendo aqui o que o mundo inteiro pode e deve fazer: despertar o gigante dentro de cada pessoa e ao mesmo tempo fazer aflorar talentos magníficos, indistintamente, em todos os cidadãos do nosso planeta. Portanto, sejam todos muito bem-vindos: ‘assim declaro aberto oficialmente o II Campeonato Mundial de Futsal Down’”, anunciou o Prefeito.

Para o português Alberto Costa, presidente da Federação Internacional de Futsal para Síndrome de Down (FIFDS), Ribeirão Preto e o Brasil são sinônimos de inclusão e diversidade. “Mas também de felicidade, carinho, amor e muito afeto. Portanto, viva o Brasil e muito obrigado à população de Ribeirão Preto”, agradeceu com a voz embargada.

O secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, falou do trabalho realizado à frente da pasta. Segundo ele, em 2018, a cidade conquistou 280 títulos. Em 2019, são 396 conquistados até maio em campeonatos nacionais e estaduais, nas diversas modalidades esportivas oferecidas pelo Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima – Tim” . “O esporte realmente transforma qualquer coisa. Eu participei de dois campeonatos mundiais na minha carreira de karateca [campeão mundial em 1997 na Florida-USA, além de títulos Pan Americanos e Sul Americanos]. E esse aqui, o II Campeonato Mundial de Futsal Down, pra mim é o primeiro, porque é na minha, na sua casa, na nossa Ribeirão Preto”, comemorou emocionado.

Presenças

Estiveram na cerimônia de abertura do 2º Campeonato Mundial de Futsal Down o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Duarte Nogueira, Adilson Pereira Ramos, presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), Alberto Costa, presidente da Federação Internacional de Futsal para Síndrome de Down (FIFDS) e Amauri Russo, presidente do Conselho Fiscal da CBDI e ex-presidente da INAS, Federação Internacional de Desportos para Deficientes Intelectuais.

Estreia

A seleção brasileira de Futsal Down estreia nesta quinta-feira (30), às 19h, contra a Argentina em um dos principais clássicos do futebol sul-americano. Mais cedo, a Itália enfrenta o Chile, às 15h, e Portugal joga contra o Peru, às 16h.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -