Início Educação Ribeirão ganha campanha permanente pela civilidade nas ruas

Ribeirão ganha campanha permanente pela civilidade nas ruas

Dentre as ações previstas estão palestras educativas, debates, ações de conscientização em espaços públicos, como praças ou parques, edição de cartilha educativa e ampla divulgação de material educativo em redes sociais.

- continua após a publicidade -

Foi lançada na manhã desta terça-feira, 22, a Campanha Civilidade nas Ruas, iniciativa da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) com parceiros como Grupo Ciclos, Projeto Embalo Sustentável, Associação dos Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia (AMAECO), projeto CataSonho, Terra sem Plástico, IProtagonismo Gourmet e outros, além de voluntários como o médico Carlos Afonso Schoreder que reúne amigos para fazer limpeza em praças e vias públicas da cidade, e a gestora ambiental kelly Cristina da Silva, guarda municipal da Patrulha Ambiental e coordenadora do Projeto CataSonho.

“A campanha tem caráter educativo, de informação e alerta à população sobre a responsabilidade de cada um em manter a cidade limpa e sobre o papel da sociedade civil na preservação dos espaços públicos”, explica Giulio Prado, presidente da AEAARP.

A apresentação começou às 9h, na sede da AEAARP (Rua João Penteado, 2237), e teve como ponto alto uma apresentação surpresa de 32 crianças do grupo de percussão da ong Casinha Azul. Eles apresentaram em primeira mão a “Marchinha da Civilidade”, criada especificamente para a campanha.

A campanha tem caráter permanente. “Queremos provocar reflexões sobre o uso dos recursos naturais e do espaço urbano, além de despertar para atitudes sustentáveis em relação à cidade”, comenta Kelly Cristina da Silva, conhecida pelo trabalho de transformar pneus em obras de arte e livrar as ruas da cidade de entulhos.

Ações

Dentre as ações previstas estão palestras educativas, debates, ações de conscientização em espaços públicos, como praças ou parques, edição de cartilha educativa e ampla divulgação de material educativo em redes sociais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha Civilidade nas Ruas disponibilizará na internet a lista de ecopontos da cidade para descarte de materiais, vai orientar a população sobre o que é reciclável, como descartar materiais, além de orientar sobre substancias prejudiciais à saúde e meio ambiente.

“Há inúmeras iniciativas de valor em pleno funcionamento e beneficiando a cidade, a população e o meio ambiente. Queremos divulgar o trabalho dessas organizações e mesmo de voluntários que atuam individualmente ou entre amigos, dar visibilidade e voz para as boas ações e contribuir para que um dia nenhum pedaço de papel seja jogado nas vias públicas de nossa cidade”, diz Giulio Prado.

Casinha Azul

A Casinha Azul é uma instituição social fundada há 19 anos, em Ribeirão Preto, reconhecida como instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal. A sede da entidade fica no Parque dos Servidores e atende a 120 crianças, entre 6 e 14 anos, em situações de vulnerabilidade e que precisam de acolhimento, orientação e carinho. O objetivo da instituição é trabalhar valores e fortalecer vínculos com as crianças no convívio diário. Diariamente, a Casinha Azul promove, gratuitamente, diversas atividades lúdicas e educativas como artesanato, leitura em biblioteca, acesso à informática e internet, além de atividades esportivas diversas, como natação, condicionamento físico, judô, capoeira e outros. As crianças frequentam a instituição no contra-turno escolar e todas também recebem refeições balanceadas, no café da manhã, almoço e lanche. A Casinha Azul é parceira da campanha Civilidade nas Ruas e, há 2 meses, está ensaiando a Marchinha da Civilidade.

Histórico

A Campanha Civilidade nas Ruas foi lançada em 1997 pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), Núcleo Ribeirão Preto. O objetivo do movimento era orientar a população a manter a cidade limpa com a atitude simples de não jogar lixo nas áreas públicas. A iniciativa teve amplo apoio de empresas e organizações locais. Os organizadores decidiram manter o nome da campanha, torná-la mais abrangente e permanente.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com verba da Covid prefeitura antecipa 13º salário de aposentados e servidores

No total, a remuneração mensal dessas pessoas atinge a casa dos R$ 120 milhões mensais.

Abertura de escolas e contratação de professores movimentam rede municipal

Até o final do ano, mais 11 unidades escolares serão entregues para a população; R$ 40 milhões foram investidos em 15 novas escolas

Agendamento de vacina contra Covid em idosos com 65 e 66 anos será aberto nesta terça-feira, dia 20

Serão disponibilizadas 11.160 vagas; vacinação acontecerá na quinta e sexta-feira, nos dias 22 e 23 de abril

Botafogo empata com o Palmeiras no Santa Cruz

Com o resultado, o Tricolor completou o terceiro jogo de invencibilidade e agora soma seis pontos. Assim, o Pantera ocupa a 12ª colocação

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.
- PUBLICIDADE -