InícioEducaçãoJovens e adultos do Jardim Jandaia concluem curso de formação básica em...

Jovens e adultos do Jardim Jandaia concluem curso de formação básica em informática

- continua após a publicidade -

Importante indicador na análise do desenvolvimento de qualquer nação, a inclusão digital vai muito além ao acesso à internet. Para que ela de fato aconteça, são necessários três itens básicos: o computador, o acesso à internet e o conhecimento de como utilizar as ferramentas. E esta é a missão do Projeto Félix, que oferece aulas teóricas e práticas de informática para desenvolver e capacitar jovens e adultos de forma plena para a utilização de dispositivos digitais.

As crianças, adolescentes e adultos que frequentam o Lar da Criança e Creche Vinde Meninos, no Jardim Jandaia, em Ribeirão Preto, contam com duas turmas, que atendem à demanda de alunos com idades variadas. O programa disponibiliza uma sala com computadores equipados com o sistema operacional Windows e programas do pacote Office.

O médico coordenador do Núcleo de Integração do Cooperado, da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Kaoru Nakachima, destaca que o objetivo do Projeto Félix é diminuir os índices de exclusão digital apresentados no Brasil com a apresentação de novos conceitos tecnológicos, por meio de treinamento didático, voltado às exigências do mercado, oferecendo conhecimento a quaisquer áreas de oferta, sejam elas na indústria, comércio, administração, organização e desenvolvimento de qualquer ramificação profissional.

Centenas de jovens e adultos já passaram pelo projeto em Ribeirão Preto, que também contribui para o aumento do desenvolvimento de raciocínio lógico e linguístico dos alunos, bem como para a elevação da autoestima e a abertura da instituição para a comunidade, como ponto de apoio para as necessidades do mercado de trabalho, como currículo on-line, noções básicas de informática e pesquisas e estudos diversos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Rafaela Rodrigues da Silva, de 27 anos, é diarista e viu o anúncio de vagas para o Projeto Félix no portão da insitutição. Mãe de duas meninas que frequentam a a Vinde Meninos, não teve dúvidas e conversou com a equipe para poder participar. Ela destaca que saber informática faz muita falta no currículo. “Busco oportunidade de trabalho constantemente, e sempre é requisitado o básico em informática. Sonho em trabalhar com portaria. Toda vez que eu pensava em desistir, o professor estava sempre ao meu lado, me ajudando e incentivando. Não me deixou desistir. Tudo o que a gente precisa é de uma oportunidade e foi isso que encontrei no Projeto Félix”, conta a jovem.

“Saber informática nos dias de hoje é quase tão fundamental quanto saber ler. Diante deste cenário cada vez mais conectado, juntamente com nossa equipe de informática, preparamos o conteúdo com as informações mais atualizadas, de acordo com o mercado de ensino e de trabalho. Sempre temos como foco oferecer a informação de maneira consistente e objetiva, para que o conteúdo agregue mais conhecimento na formação de cada um”, explica  o gerente de TI da Unimed Ribeirão Preto, Fabiano Rezende.

Com dois filhos que frequentam a Vinde Meninos, Rodrigo de Oliveira, de 38 anos, teve a oportunidade de aprimorar seu conhecimento e suprir suas dificuldades com as ferramentas do Office. “Já tinha feito um curso de informática na década de 90, mas muita coisa mudou. O curso me ajudou a superar dificuldades que tinha no uso de ferramentas como o Excel. Trablho com vendas e fará toda a diferença”, pontua Rodrigo, que reconhece a importância de aprender informática e comemora, não apenas sua certificação, mas também a do filho Lyan, que concluiu o curso junto com ele.

Andréa de Ávila Cardoso da Silva, diretora da Vinde Meninos, destaca que o Projeto Félix é muito importante, pois vários alunos não possuem acesso em casa e a oportunidade acontece na entidade. “Muitos dos que procuram o curso oferecido pela Unimed possuem a vontade de ingressar no mercado e necessitam do conhecimento em informática. Já os mais idosos que participam dos cursos buscam a real inclusão para compreender essas novas tecnologias”, comenta Andréa. 

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto oferece aos seus clientes a melhor opção de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 950 médicos cooperados e oferece aos clientes ampla estrutura de hospitais credenciados, prontos-atendimentos, laboratórios e ambulâncias, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos. Em maio de 2018, o Hospital Unimed Ribeirão Preto completou seu segundo ano. Voltado para a alta complexidade, o Hospital Unimed Ribeirão Preto soma para a cidade 140 leitos entre clínicos, cirúrgicos, day clinic e UTI, além de 10 salas cirúrgicas equipadas com a mais alta tecnologia para atendimentos complexos, bem como Hospital Dia, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -