Na manhã do próximo sábado (30), os 32 concluintes da terceira temporada do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), nível básico, receberão seus certificados. As aulas foram ministradas desde 3 de março, no auditório da Câmara, que apoia o projeto. O curso é uma realização da Comunidade Surda Taquaritinguense, que também conta com o apoio da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência da Comarca.
Nos dois primeiros anos, cerca de 60 pessoas concluíram o aprendizado, nas dependências do Legislativo – Praça Dr. Horácio Ramalho, 156. As aulas são ministradas nas manhãs de sábado, pelo professor Leandro Marcello Gregorio, com apoio pedagógico de Leidjane Alves dos Santos.
A proposta do curso surgiu em 2016, como resultado da audiência pública das pessoas com deficiência residentes no município, realizada no auditório da Câmara pelo Ministério Público. Verificou-se, entre as prioridades, a necessidade da quebra de barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes, nos ambientes de atendimento ao público e prestação de serviços públicos.
Nessa perspectiva, bancos e órgãos públicos, assim como empresas privadas, têm a oportunidade destacar pessoas para o curso. Com o domínio da língua de sinais, esses entes poderão oferecer atendimento personalizado e inclusivo.
Os certificados são assinados pelo presidente da Câmara, Rodrigo de Pietro; pelo promotor de Justiça da Pessoa com Deficiência, Dr. Anderson de Castro Ogrizio, e pelo professor Leandro Gregorio.