Consciência Negra: Projeto Guri promove iniciativas em prol da igualdade racial

0
841
foto arquivo

Além de promover o acesso à música para crianças e jovens, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – também se preocupa com o desenvolvimento humano e social de seus alunos e alunas. Neste semestre, o Guri aborda o tema Consciência Negra por meio de uma série de ações que valorizam a cultura africana. 

Em Santa Rosa do Viterbo, os Guris estiveram ao lado de Leci Brandão, entusiasta do programa, em evento realizado no dia 15 de novembro. Farão atividades em homenagem a data os polos Ribeirão Grande, Guapiara, Barra do Chapéu, Piracicaba, Dracena, Viradouro, Porto Ferreira, Mineiros do Tietê, Regional São José do Rio Preto, Distrito de Moreira César, Cachoeira Paulista e Pindamonhangaba. Entre as ações estão palestras, apresentações do ritmo afro, roda de capoeira, evento com intercambistas (da Noruega, Malawi e Moçambique), visita ao Museu Afro e vídeo clipe elaborado especialmente para a data.

Confira abaixo os próximos eventos:

Regional Ribeirão Preto:

Polo Viradouro
Quando:
21/11
Horário: às 14h30
Local: Polo Viradouro
Endereço: Praça Francisco Braga, 74
Entrada: Gratuita.
Evento aberto ao público

Regional São Carlos:

Polo Porto Ferreira
Quando:
20/11
Horário: às 14h
Local: Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira
Endereço: Rua Padre Nestor C. Maranhão, 40 – Jardim Aeroporto, Porto Ferreira
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público

As ações integram as atividades socioeducativas do Guri Consciente, um programa criadoem 2008. Sua intenção é estimular a reflexão de alunos e alunas para quatro temas principais: cidadania e direitos; meio ambiente e sustentabilidade; saúde; ética e diversidade.

Tema abordado no primeiro semestre, o ECA Rock prestou homenagem ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Em apenas uma das atividades, o evento reuniu cerca de 1.000 pessoas na cidade de Ibirá: