Início Educação Bolsonaro anuncia demissão de Vélez e diz que Abraham Weintraub será o...

Bolsonaro anuncia demissão de Vélez e diz que Abraham Weintraub será o novo ministro da Educação

- continua após a publicidade -

O presidente Jair Bolsonaro anunciou em uma rede social nesta segunda-feira (8) a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Bolsonaro informou também que o novo ministro será Abraham Weintraub (veja o perfil no final desta reportagem).

Bolsonaro e Vélez tiveram uma reunião no Palácio do Planalto nesta segunda, pouco antes do anúncio da demissão do agora ex-ministro.

“Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao prof. Velez pelos serviços prestados”, afirmou o presidente.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Colombiano naturalizado brasileiro, Vélez Rodríguez tomou posse no cargo em 1º de janeiro e enfrentava uma “guerra interna” no MEC provocada por desentendimentos entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho.

Na sexta-feira (5), em um café da manhã com jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro disse que o ministro poderia deixar o cargo nesta segunda-feira (8). “Segunda-feira vai ser o dia do ‘fico ou não fico'”, disse o presidente na ocasião.

Pouco depois da declaração do presidente, Velez, que participava de um evento em Campos do Jordão (SP) declarou que não entregaria o cargo.

No café, Bolsonaro também afirmou que não existe rivalidade entre a ala ideológica do governo – influenciada pelo escritor Olavo de Carvalho – e a corrente militar, composta por generais que integram altos cargos no Executivo federal.

Novo ministro

Weintraub, o novo ministro, já trabalhava no governo Bolsonaro. Ele era secretário-executivo da Casa Civil, segundo cargo mais importante dentro da pasta.

Professor da Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Administração pela FGV e MBA Internacional do OneMBA, pelas escolas: FGV/Brasil, CUHK/China, RSM/Holanda, UNC/USA e TEC/México. Graduado em Economia pela USP. Executivo do mercado financeiro, com mais de vinte anos de experiência, tendo atuado como Sócio na Quest Investimentos, Diretor Estatutário do Banco Votorantim, CEO da Votorantim Corretora no Brasil e da Votorantim Securities no Estados Unidos e na Inglaterra, além de ter sido economista chefe por mais de dez anos. Foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa; conselheiro eleito da ANCORD; Membro do Comitê de Macroeconomia da Andima; Representou o Votorantim nos encontros do FMI e do IDB. Tem artigos publicados ou entrevistas concedidas a vários jornais e revistas, tais como Valor Econômico, Veja, Época, IstoÉ, Estadão, etc. Publicou uma série de papers na Revista Brasileira de Previdência e na Revista Chilena de Derecho y de la Seguridad Social de la Universidad de Chile. Atualmente também é o Diretor Executivo do CES (Centro de Estudos em Seguridade) e em 2016 coordenou a apresentação da proposta alternativa de reforma da previdência social formulada pelos professores da UNIFESP.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Hard Rock Cafe Ribeirão Preto anuncia mais de 100 vagas de emprego

O Job Fair do Hard Rock Ribeirão Preto espera receber mais de dois mil candidatos para a seleção

Inscrições abertas para a edição comemorativa de 20 anos do Voluntários do Sertão.

A próxima edição do projeto acontecerá de 18 a 26 de abril de 2020, em cidade ainda a ser definida.

Devido ao grande sucesso, acontece dia 10 mais uma vivencia de Ho’oponopono

O que é o Ho’oponoponoLiteralmente, na língua havaiana, Ho’o significa “causa”, e ponopono é definido como ...
Darcy Vera expõe vereadores e fala da base política em Ribeirão Preto

Lula de sai: Darcy Vera ganha liberdade

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça tornou sem efeito a prisão preventiva determinada contra a ex-prefeita de Ribeirão Preto (SP)...

Chegada do Papai Noel da ACIRP movimenta cerca de 6 mil pessoas

Parada do Natal Luz Ribeirão aconteceu na noite da terça-feira, dia 3, na Esplanada do Theatro Pedro II

Inscrições para o Sisu vão de 21 a 24 de janeiro; confira o cronograma

Por meio do sistema, instituições selecionam estudantes para a educação superior pública

Instituição Aparecido Savegnago apresenta Quebra Nozes no dia 9

O 1º Espetáculo de Dança e Música da instituição será realizado às 19h30 no Teatro Municipal de Sertãozinho

Santa Helena lança espaço personalizado na nova loja Olianchi Ribeirão

Ambiente será inaugurado em dezembro e trará uma apresentação completa dos produtos da empresa

Shopping Iguatemi promove Feira de Adoção de Animais neste sábado

No próximo dia 7 de dezembro, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto realiza a última edição do ano de sua tradicional Feira de...

Casa da Memória Italiana ganha novas áreas de convivência

Projeto teve início em 2018 e preserva o estilo arquitetônico original do quintal mantendo a distribuição dos espaços
- PUBLICIDADE -