InícioEducaçãoApós quarentena escolar mais longa do mundo alunos da rede municipal retornam...

Após quarentena escolar mais longa do mundo alunos da rede municipal retornam às salas de aula

Cerca de 13 mil alunos voltaram às escolas nesta segunda-feira (20); somente profissionais imunizados há mais de 14 dias estão nos ambientes escolares

- continua após a publicidade -

Cerca de 13 mil alunos voltaram às escolas nesta segunda-feira (20); somente profissionais imunizados há mais de 14 dias estão nos ambientes escolares

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto retornaram nesta segunda-feira, dia 20 de setembro. Após um ano e meio longe da escola, cerca de 13 mil estudantes da educação infantil, ensino fundamental, educação especial e ensino de jovens e adultos começaram o processo gradual e progressivo de volta aos ambientes escolares.

foto ebc

Nesta terça-feira, 21, outro grupo com a mesma quantidade de alunos será recebido. Na educação infantil, neste primeiro momento, os estudantes que são do período integral foram divididos em dois turnos, indo um grupo de manhã e outro à tarde.

Após o cumprimento de todos os quesitos previstos na Ação Civil Coletiva e a assinatura do Termo de Acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais, o retorno acontece somente com profissionais que tomaram a segunda dose da vacina contra COVID-19 há mais de 14 dias. Assim, cada unidade escolar se organizou para receber o número de estudantes compatível à quantidade de profissionais da educação que poderão trabalhar.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A partir de quarta-feira, dia 23, mais profissionais estarão aptos para o retorno nas escolas e, assim, mais alunos serão recepcionados. Até o dia 30 de setembro, a previsão é de que 80% dos funcionários estejam nas unidades escolares.

Tendo em vista que o retorno presencial demanda um processo de readaptação à rotina escolar e pedagógica, é fundamental que haja destaque ao acolhimento, tanto de professores e funcionários quanto dos estudantes. “Neste retorno, haverá o processo de acolhimento às famílias e aos estudantes, juntamente com orientações em relação às novas regras de convivência e protocolos a serem cumpridos”, explica o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

Todas as 134 unidades escolares foram vistoriadas e laudadas por três médicos infectologistas contratados pela Secretaria da Educação, estando aptas, portanto,  a receber profissionais e alunos.  Além das vistorias nas escolas, os médicos também vistoriaram o transporte escolar, atestando o seu uso de acordo com protocolos estabelecidos. As unidades escolares também receberam os EPIs necessários, que são: máscaras para alunos, professores e funcionários, face shields, aventais, termômetros infravermelhos, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel.

Retorno presencial gradual – Os alunos do ensino fundamental serão divididos em dois grupos (A e B, em atendimento presencial com até 50% da capacidade) e os alunos da educação infantil retornarão, excepcionalmente, com 50% da turma, em horário reduzido. A organização da escala de frequência dos grupos será realizada por cada unidade escolar. 

Estudantes que optarem pelo ensino exclusivamente remoto – Os educandos com comorbidades e os que optarem poderão ser atendidos integralmente por meios remotos. Esses estudantes deverão retirar roteiros de estudo ou outros materiais definidos pela escola semanalmente, realizando a entrega das atividades propostas sempre no momento da retirada das novas atividades. Para isso, os responsáveis por esses alunos deverão comparecer à unidade escolar para assinatura de Termo de Opção. 

Alimentação – A alimentação escolar voltará a ser ofertada apenas para os alunos que estiverem presencialmente nas escolas, cumprindo, assim, os protocolos sanitários que dispõem sobre o retorno. Com isso, a entrega das refeições por meio das marmitas ocorrerá exclusivamente uma vez por semana, no dia em que todos os alunos estiverem de forma remota.

Termo de Acordo – A Secretaria Municipal da Educação firmou um Termo de Acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradopólis, com o objetivo de formalizar como se daria o retorno presencial, sendo progressivo, escalonado e seguro para as atividades educacionais presenciais da rede pública municipal de ensino, a partir do fiel cumprimento da sentença e das disposições pactuadas e em consonância com as demais normas de educação e segurança sanitária pertinentes.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -