InícioEconomiaVendas do comércio de Ribeirão Preto têm resultados positivos em dezembro de...

Vendas do comércio de Ribeirão Preto têm resultados positivos em dezembro de 2017

- continua após a publicidade -

As vendas do comércio de Ribeirão Preto (SP) tiveram aumento de 0,38% em dezembro de 2017 na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a variação foi de 0,23%, é o que aponta a pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região). A variação positiva aconteceu no Natal, data mais importante para o varejo.

Entre as empresas entrevistadas, 56,3% consideraram que venderam mais este ano do que no mesmo mês do ano passado, enquanto, 39,5% disseram o contrário e 4,2% declararam que os dois períodos foram equivalentes.

Setorial – Entre os setores, o melhor resultado foi apresentado por Eletrodomésticos (6,90%), seguido de perto por Calçados (4,09%), Ótica(1,98%), Móveis(1,90%) e Presentes (0,68%). Do lado negativo, o segmento que apresentou o pior resultado foi Cine/Foto (–5,22%). Na sequência vieram Tecidos/Enxoval (–3,60%), Livraria/Papelaria (–3,15%) e Vestuário (–0,10%).

Emprego – Com relação ao emprego, o estudo apurou um aumento médio de 0,33% nos postos de trabalho em dezembro. Entre as empresas entrevistadas, 93,7% mantiveram o número de funcionários durante o mês, enquanto, 4,2% das consultadas, contrataram e 2,1%, demitiram.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entre os setores, Cine/Foto mostrou redução de –12,50% nos quadros funcionais, enquanto Calçados e Livraria/Papelaria, abordou aumentos respectivos de 12,5%e 3,00%.

Modalidade de pagamento – No que se refere às modalidades de pagamentos utilizadas, o estudo continua a apontar a predominância do cartão de crédito, utilizado em 55,27% das compras. Os pagamentos à vista responderam por 31,74% das transações e a modalidade a prazo, com cheques pré-datados ou carnês, representaram 12,99%.

O segmento que teve maior venda com cartão de crédito foi Tecidos/Enxoval (72,20%). As vendas à vista foram predominantes em Livraria/Papelaria (55,00%). Já, a prazo, ficou com Móveis (24,00%).

Análise – Segundo Marcelo Bosi Rodrigues, economista do SINCOVARP, responsável pela pesquisa, apesar do resultado tímido, o fato de ser positivo num mês tão importante quanto dezembro traz algum alívio para o comércio. “O número médio, apesar das diferenças entre os resultados dos setores, reflete o ano de 2017, em que a economia não conseguiu deslanchar, apenas demonstrar breves sinais de recuperação, mas sem manter-se firme no crescimento. O que podemos fazer é olhar para frente e ter a certeza de que o pior já passou, mas a recuperação tão desejada vem acontecendo ‘a passos de formiga e sem vontade’, em grande parte, graças ao fato de que a cada conquista na área econômica vem acompanhada de um novo escândalo de corrupção. Já são tantos que nem conseguimos nos lembrar de todos”, finaliza.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -