As empresas Magazine Luiza e Bayer abriram as inscrições para seus programas de trainees de 2021. Apenas candidatos negros podem participar.
Em nota à imprensa, segundo o jornal Estadão, a Magazine Luiza explica a decisão:
“O objetivo do Magalu com o programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional.”
O discurso de promoção de diversidade racial em situações como essa é amplamente questionado quando se tem a necessidade de promover somente um grupo racial para as vagas de uma empresa.
Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Pois bem, a @magazineluiza está dizendo “não estamos contratando brancos, apenas negros”. Se alguém tiver negada a vaga na loja por ser branco, leve cópia da lei 7.716/89 e mostre o art. 4º,§ 1º. Isso é crime!
Outra empresa que também lançou um programa parecido foi a Bayer, que anunciou ontem, dia 18, a abertura do processo seletivo para o seu Programa de Trainee 2021 focado exclusivamente em profissionais negros. Segundo a empresa, o programa servirá para desenvolver a carreira de futuros líderes dentro da Bayer e, assim, ajudar na luta contra a desigualdade racial em cargos executivos no Brasil.
Além deste projeto, também foi lançado o Programa de Mentoria para Negros, para estagiários e analistas que já estão trabalhando na empresa. Eles passarão três meses sendo mentorados por profissionais em cargos mais elevados na Bayer.