Se­gre­gação: Ma­ga­zine Luiza só contratará ne­gros

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Isso é crime!, lei 7.716/89 art. 4º,§ 1º.

0
1308

As em­presas Ma­ga­zine Luiza e Bayer abriram as ins­cri­ções para seus pro­gramas de trai­nees de 2021. Apenas can­di­datos ne­gros podem par­ti­cipar.

Em nota à im­prensa, se­gundo o jornal Es­tadão, a Ma­ga­zine Luiza ex­plica a de­cisão:

“O objetivo do Magalu com o programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional.”

O dis­curso de pro­moção de di­ver­si­dade ra­cial em si­tu­a­ções como essa é am­pla­mente ques­ti­o­nado quando se tem a ne­ces­si­dade de pro­mover so­mente um grupo ra­cial para as vagas de uma em­presa.

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Pois bem, a @magazineluiza está dizendo “não estamos contratando brancos, apenas negros”. Se alguém tiver negada a vaga na loja por ser branco, leve cópia da lei 7.716/89 e mostre o art. 4º,§ 1º. Isso é crime!

Outra em­presa que também lançou um pro­grama pa­re­cido foi a Bayer, que anun­ciou ontem, dia 18, a aber­tura do pro­cesso se­le­tivo para o seu Pro­grama de Trainee 2021 fo­cado ex­clu­si­va­mente em pro­fis­si­o­nais ne­gros. Se­gundo a em­presa, o pro­grama ser­virá para de­sen­volver a car­reira de fu­turos lí­deres dentro da Bayer e, assim, ajudar na luta contra a de­si­gual­dade ra­cial em cargos exe­cu­tivos no Brasil.

Além deste pro­jeto, também foi lan­çado o Pro­grama de Men­toria para Ne­gros, para es­ta­giá­rios e ana­listas que já estão tra­ba­lhando na em­presa. Eles pas­sarão três meses sendo men­to­rados por pro­fis­si­o­nais em cargos mais ele­vados na Bayer.

arquivo