Foi aprovado na última quinta-feira, dia 1º de setembro, o projeto de Lei do Executivo Municipal, que institui a cidade de Faenza, província de Ravena na Itália, cidade-irmã de Ribeirão Preto, com o objetivo de firmar acordos, convênios e parcerias nos âmbitos culturais, educacionais e científicos.
Agora a lei será regulamentada e faz parte do planejamento em políticas públicas culturais que visam o aprimoramento cultural, acesso democrático, abrangência, fomento e difusão cultural. O projeto nasceu de uma parceria da escola Giuseppe Sarti de Faenza, com a Alma (Academia Livre de Música e Artes).
Essa parceria rendeu, nos últimos anos, quatro etapas de intercâmbio cultural entre alunos e professores das duas escolas. No período de 22 a 28 e agosto foi realizada a quarta etapa, com a realização do Festival Alma dell´Italia, que contou com ensaios abertos, aulas especiais e concertos de sopro, cordas, coro e orquestra.
O Alma dell’Italia foi uma realização do projeto Alma, através da Fundação Dom Pedro II, em conjunto com o Departamento de Música da USP (Universidade de São Paulo) e escola Giuseppe Sarti. Nove professores vieram da Itália para integrar o Festival, que teve participação de mais de 1.000 pessoas.