A cidade de Ribeirão Preto e as 25 cidades da região que contemplam o distrito regional de Saúde XIII, avançam oficialmente para a fase amarela do plano São Paulo de combate ao vírus à partir deste sábado (08).
Você tem dúvidas sobre o que pode abrir e quais os horários de funcionamento das empresas, comércios e serviços na cidade durante a fase 3 do plano São Paulo? Vamos te explicar.
O que é a fase amarela?
Nesta sexta (07), o Governador de São Paulo DitaDória (PSDB), comunicou que Ribeirão Preto avançou da fase vermelha para a fase amarela do Plano São Paulo, pulando a fase laranja, o que permite que a cidade retome praticamente a maioria das atividades comerciais, empresariais e de serviços, mas com algumas restrições.
O anúncio feito pelo ditador, já havia sido antecipado pelo capacho Prefeito de Ribeirãp Preto, Duarte Nogueira (PSDB), na última quinta-feira (06).
Diversos fatores são levados em consideração para ter feito Ribeirão pular uma fase, indo direto da fase vermelha para a amarela. Um dos principais fatores, é que finalmente houve vontade política da administração de Ribeirão Preto para reforçar os leitos de UTIs na cidade, permitindo uma baixa ocupação e o aumento no número de UTI’s disponíveis para cada 100 mil habitantes.
O que abre em Ribeirão Preto na fase Amarela e quais os horários de Funcionamento?
Na fase amarela, que começa já neste sábado (08) para o comércio e na segunda-feira (10) para os demais setores, as regras variam de acordo com a categoria de cada estabelecimento. Abaixo vamos listar quais são as empresas, produtos e serviços que estarão abertos em Ribeirão Preto e os seus respectivos horários de funcionamento.
O uso de máscaras continua obrigatório para todos os cidadãos circularem na rua e transporte coletivo, e acesso aos estabelecimentos e lojas.
Todos os estabelecimentos devem seguir os protocolos gerais da vigilância sanitária
Shopping Center, Galerias e Estabelecimentos semelhantes:
- Horário de Funcionamento: 12h às 20h, de segunda a sábado;
- Limitação de 40% da capacidade de público
- Aberto por no máximo 06 horas durante o dia;
- Praças de alimentação permitidas desde que ao ar livre ou em áreas arejadas;
Comércio em Geral
- Horário de Funcionamento: 9h às 17h, de segunda à sábado;
- Limitação de 40% da capacidade de público
- Aberto por no máximo 06 horas durante o dia;
Empresas prestadoras de Serviço
- Horário de funcionamento: 9h às 17hs de segunda a sábado;
- Limitação de 40% da capacidade de público
- Aberto por no máximo 06 horas durante o dia;
Bares, Restaurantes e Similares (Consumo local)
- Horário de funcionamento: 11h às 17h, de segunda a sábado;
- Permitido somente ao ar livre ou áreas arejadas;
- Limitação de 40% da capacidade de público;
- Aberto por no máximo 06 horas durante o dia;
- Consumo no local somente até às 17hs;
Regiões em fase amarela por um período superior a 14 dias, poderão ter seus horários de funcionamento para consumo no local estendido até às 22hs.
Salões de beleza e Barbearia
- Horário de funcionamento: 11h às 17hs, de segunda a sábado;
- Limitação de 40% da capacidade de público
- Aberto por no máximo 06 horas durante o dia;
Academias e centros de ginástica
- Horário de funcionamento: Poderão funcionar em horários flexíveis;
- Limitação de 30% da capacidade de público
- Aberto por no máximo 08 horas durante o dia;
- Agendamento prévio com hora marcada;
- Permissão apenas de aulas e práticas individuais;
- Aulas e práticas em grupo: Suspensas;
Eventos, Convenções e atividades culturais
- Não será permitido por pelo menos 28 dias, após 28 dias consecutivos da região na fase amarela, as regras são definidas e serão divulgadas.
O que Ribeirão Preto precisa para evoluir para a próxima fase? A verde.
O principal foco da administração é continuar tendo vontade política de manter os hospitais preparados para receber a população, aplicando, como feito pela prefeitura de sertãozinho, protocolos que já se provaram eficientes no combate aos estágios iniciais da doença.
Para avançar da fase 3 para a fase 2 (verde), Ribeirão Preto precisa permanecer durante 28 dias seguidos na fase amarela e ter a taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo dos 70%
Portanto, para que as restrições em Ribeirão Preto e nas cidades da distrital de saúde sejam mais flexíveis, além da prefeitura fazer a parte dela, nós, cidadãos devemos manter boas os cuidados com a saúde, higiene e respeitar os protocolos sanitários de distanciamento social e uso obrigatório das máscaras.
A grande pergunta é: Por que a administração do prefeito Duarte Nogueira demorou tanto tempo para tomar atitudes que permitiriam que a cidade retomasse parte das suas atividades econômicas?