O consumo mundial de GLP é de aproximadamente 200 milhões de toneladas anuais

0
1416

GLP no Brasil

O GLP é um dos principais componentes da matriz energética brasileira, promovendo o progresso e a integração social em todas as regiões do país. Trata-se de um importante recurso na promoção da cidadania, principalmente nas camadas de menor renda da população, que desempenha um papel fundamental no progresso sócio-econômico e desenvolvimento sustentável do país.

consumo de religiãoNo Brasil, a distribuição de GLP em recipientes transportáveis, os denominados botijões de gás, abrange 100% do território nacional e garante o abastecimento de 95% dos domicílios(2), o que lhe confere uma penetração nos lares ainda maior que a luz elétrica e água encanada. Por suas características de portabilidade e armazenamento, o GLP não possui limites de utilização geográfica, atendendo 100% dos municípios brasileiros(1).

O mercado brasileiro de GLP conta com uma ampla rede de distribuidores e milhares de pontos-de-venda espalhados por todo país, atendendo aproximadamente 42 milhões de lares e gerando pelo menos 350 mil empregos diretos e indiretos(1).

Ao longo das três ultimas décadas, o mercado brasileiro passou por profundas transformações e atualmente vivemos um momento de consolidação desse processo de mudança. O alto grau de competitividade do setor resultou em bons níveis de serviço e segurança para o consumidor.

O consumo mundial de GLP é de aproximadamente 200 milhões de toneladas anuais e tem nas economias emergentes o maior potencial de consumo. No cenário mundial o GLP também desempenha um importante papel ambiental e social, sendo incentivado como fonte de energia.

Gás Combustível a Granel e Alternativo

O mercado de GLP está em contínua expansão com relação às formas de sua utilização. Ele já pode ser utilizado como gás combustível alternativo, equivalente ao gás natural.

Com o grande aumento da utilização do Gás Natural, podemos prever o aumento do GLP como combustível alternativo, já que pode ser utilizado como backup na prevenção de qualquer parada no processo produtivo por falta de GN, com a utilização dos mesmos equipamentos de queima.

Além disso, 21% do consumo de GLP no Brasil é destinado a indústrias e comércio. Entre 1995 e 2007, o consumo industrial de GLP aumentou em 800 mil toneladas1, conforme podemos verificar nos gráficos abaixo.

Distribuição do consumo de GLP no Brasil (2007)(3)O uso do Gás LP em residências é o mais difundido em todo o mundo, representando 48% do consumo global. No Brasil, essa presença cresce para 95% dos lares devido ao intenso uso desse incrível combustível para cozinhar alimentos

volume de vendas
-Apesar disso, os consumidores aqui e fora do Brasil ainda não conhecem as inúmeras aplicações domésticas que essa fantástica fonte de energia possui.

Cadeia de Comercialização do GLP (5)
O Gás LP é utilizado em residências para as seguintes finalidades:
No preparo e cozimento de alimentos, em fogões e fornos
No aquecimento de água para chuveiros e pias
No aquecimento de ambientes internos, como quartos e salas
No aquecimento de ambientes externos, como pátios e jardins
No aquecimento de piscinas
Em lareiras
Em saunas
Em churrasqueiras
Em geladeiras, freezers e frigobares
Em aparelhos de ar-condicionado
Em lavadoras e secadoras de roupas
Em geradores de energia
Em equipamentos de iluminação
Em máquinas de matar mosquito
Em queimadores de erva daninha
Em bombas d’água
Em pressurizadores de água para lavar carro
Como combustível de automóveis
Em cortadores de grama

De qualquer forma, o Gás LP pode ser considerado um combustível multiuso, dada a enorme variedade de suas aplicações. Seu potencial é quase inesgotável, em função da sua versatilidade.

O mercado de GLP no Brasil é composto por (6):
21 distribuidoras;
47.909 revendedores, sendo 17.737 autorizados e 30.174 credenciados;
99 milhões de botijões.
As vendas por região (ano 2007) tiveram o seguinte cenário(7):
SE: 48,33%
S: 17,28%
CO: 7,64%
N: 5,44%
NE: 21,31%

Quer vender as válvulas para economia de gas com grande aceitação em todo Brasil? acesse.
____________________________
(1) Fonte: ANP
(2) Fonte: ANP
(3) Fonte: Balanço energético Nacional 2007 que considera dados de 2006
(4) Fonte: ANP. Obs.: Granel nesta tabela refere-se a todos os produtos exceto P-13
(5) Fonte: ANP (site Petrobras)
(6) Fonte: Relatório ANP JAN/2008
(7) Fonte: Relatório ANP JAN/2008 – dados referentes às vendas de GLP no período de jananeiro à dezembro de 2007