InícioEconomiaFaleceu Eduardo Diniz Junqueira, Morador de Ribeirão Preto, uns dos responsáveis pela...

Faleceu Eduardo Diniz Junqueira, Morador de Ribeirão Preto, uns dos responsáveis pela cidade ser conhecida como Capital do Agronegócio

Progressista e empreendedor, Eduardo Diniz Junqueira, foi um dos responsáveis pela implantação do Proálcool, e fundador da ABAG-RP,

- continua após a publicidade -

Agropecuarista e vivendo em Ribeirão Preto como fazendeiro proprietário da Fazenda Gran-Via, fundada pelo seu avô. Começou a trabalhar em 1949, foi diretor da CAROL, de Orlândia, e diretor da Usina Santa Elisa, de Sertãozinho, e ajudou a fundar as usinas Vale do Rosário e MB em Morro Agudo e outras da região de Ribeirão Preto.

Fundador e presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP por 12 anos.  Junqueira teve papel fundamental na formatação e no norteamento das ações da entidade.

Progressista e empreendedor fez muito pelo agronegócio regional e nacional. Em 1958, foi pioneiro no plantio de soja na região de Ribeirão Preto. Em 1963, participou da fundação da Cooperativa dos Agricultores da região de Orlândia – CAROL.

Pouco tempo depois, foi um dos líderes na montagem da a Cia Açucareira Vale do Rosário, uma usina de fornecedores, que chegou a ter mais 100 sócios. Juntamente com um grupo de visionários, no início da década de 1970, na busca por alternativas ao petróleo, participou ativamente da criação do Proálcool.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Foi Conselheiro do AIAA – Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de São Paulo, vereador no município de São Joaquim da Barra, e participou também da criação da UNICA. Teve uma vida voltada à lida da terra, à união de pessoas em torno do ideal da valorização do Agronegócio Brasileiro.

Eduardo Diniz Junqueira, foi presidente da ABAG-RP, tendo sido um dos responsáveis por Ribeirão Preto ser chamada de “Capital do Agronegócio”

Nasceu em 1926, fruto da união de duas estirpes, a mineira Junqueira , e a paulista Almeida Prado. Viveu sua infância na fazenda Invernada, fundada por seu tataravô em Morro Agudo/Orlândia-SP. A “linhagem Invernada” da família Junqueira é das pioneiras no território entre o rio Pardo e o rio Grande, tendo ali chegado por volta de 1812, ocupando e abrindo fazendas em área de cerca de 70 mil alqueires, onde, hoje, estão os municípios de Orlândia, Morro Agudo, São Joaquim da Barra,Ipuã, Guará, Guaíra, Viradouro, Terra Roxa, principalmente.

De Minas Gerais, de onde proveio, a família trouxe a religiosidade, o gosto pela caçada, a paixão pelos cavalos e a atividade agropecuária.

Eduardo Diniz Junqueira, foi um dos responsáveis pela implantação do Proálcool.

Depois de residir em São Paulo, onde consolidou a sua formação, em 1949, passou a trabalhar na lide rural adquirindo larga experiência, pois foi um dos pioneiros no desmatamento do cerrado, que o conduziu à fundação e diretoria da CAROL – Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia, precursora da plantação de soja no nordeste paulista e Brasil Central, à diretoria da Usina Santa Elisa, de Sertãozinho, vindo, juntamente com outros familiares, a fundar as usinas Vale do Rosário e MB em Morro Agudo e outras da região de Ribeirão Preto.

Até a venda do Grupo Vale do Rosário, em 27 de fevereiro de 2007, foi o seu diretor-presidente. Imbuído do melhor espírito de união familiar, foi um dos organizadores da famosa REUNIÃO DE FAMÍLIA, na Fazenda favacho em 1981, onde compareceram mais de 1.500 parente

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.

🎁 Sorteio de Carro e Mais para o Dia das Mães no RibeirãoShopping!🚗

De 25 de abril a 12 de maio de 2024, ao gastar R$ 500,00 no shopping, você pode ganhar uma bolsa exclusiva da Le Lis, participar do sorteio de um Jeep Commander Limited T270 zero quilômetro
- PUBLICIDADE -