InícioDiversosVala comum com milhares de vítimas de Stalin é encontrada na Ucrânia

Vala comum com milhares de vítimas de Stalin é encontrada na Ucrânia

Até agora, ossos de 5.000 a 8.000 pessoas foram encontrados em uma área próxima ao aeroporto de Odessa. “o grande expurgo” ou “o grande terror”.

- continua após a publicidade -

Os restos mortais de milhares de pessoas que se acredita serem vítimas do regime do ex-líder soviético Joseph Stalin foram encontrados em valas comuns na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, disseram autoridades ucranianas na quarta-feira.

Até agora, ossos de 5.000 a 8.000 pessoas foram encontrados em uma área próxima ao aeroporto de Odessa. Portanto, no geral, é uma das maiores valas comuns já encontradas na Ucrânia.

As vítimas provavelmente foram executadas pela polícia secreta de Stalin na década de 1930, segundo Sergij Gutsaljuk, chefe regional do Instituto de Memória Nacional da Ucrânia. As execuções podem ser datadas dos anos 1937-1939, quando Stalin lançou o que é descrito como “o grande expurgo” ou “o grande terror”. Ele acrescenta que mais vítimas podem ser encontradas à medida que as escavações continuam.

Os muitos corpos foram encontrados quando os trabalhos de expansão do aeroporto de Odessa começaram. No passado, outras valas comuns foram encontradas na mesma área, informa Gutsaljuk.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Não se sabe quais são as nacionalidades das vítimas. Também não se sabe por quais crimes eles podem ter sido condenados, diz ele.

arquivo

Genocídio considerado

Historiadores ucranianos estimam que centenas de milhares de ucranianos foram presos ou executados em campos do gulag durante a época de Stalin. Vários milhões de ucranianos morreram de fome em 1932-33. A Ucrânia considera isso um genocídio perpetrado pelo regime de Stalin.

Provavelmente será impossível identificar os milhares de mortos que agora estão sendo resgatados das valas comuns de Odessa. Os documentos desse período ainda são confidenciais e são mantidos na capital da Rússia, Moscou.

“Esses documentos nunca serão entregues a nós pelo atual governo da Rússia”, disse Gutsaljuk.

As relações entre a Ucrânia e a Rússia deterioraram-se drasticamente quando a Rússia anexou a península da Crimeia em 2014.

FOTO DIVULGAÇÃO

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Elon Musk resiste à censura brasileira: Confira texto de The Wall Street Journal

Isso mostra que o Brasil não tem mais um Judiciário independente. A triste realidade é que a sua democracia está a morrer em plena luz do dia.

INAUGURAÇÃO DA NOVA GWM GERMÂNICA RIBEIRÃO PRETO

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que há 24 anos ela lidera na China, onde tem uma participação acima de 50%.

🌟🏆 BBB 24: Davi, Isabelle e Matteus são os Finalistas 🏆🌟

O vencedor, escolhido pelo público, receberá o prêmio recorde de R$ 2.920.000,00.

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music 2024: Maior Estrutura e Inovações para Celebrar a Cultura Raiz 🎶🤠

Os preparativos para o aguardado Ribeirão Rodeo Music 2024 estão a todo vapor! Em sua 18ª edição, que acontecerá nos dias 20, 26, 27 e 30 de abril, o evento promete surpreender com uma estrutura ampliada e novidades que exaltam a autêntica cultura sertaneja.

🌈🎉 ONG Arco-Íris Completa 20 Anos de Luta em Defesa da Comunidade LGBTQIAP+ 🎉🌈

Criada há duas décadas para defender os direitos e a dignidade da comunidade LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto, a ONG Arco-Íris celebra um marco histórico neste ano.
- PUBLICIDADE -