InícioBlogsUniversitários criam projeto que busca e promove o funcionamento seguro do comercio...

Universitários criam projeto que busca e promove o funcionamento seguro do comercio durante a quarentena

- continua após a publicidade -

A esquerda, estudantes de farmácia e Engenharia de Bioprocessos, membros da Catálise Jr. e à direita, estudantes de Química e Engenharia Química, membros da Química Jr. da Unesp.

São duas Empresas Juniores: A Catálise Jr. (Empresa Júnior de Farmácia e Engenharia de Bioprocessos) e a Química Jr (Empresa Júnior de Química e Engenharia Química), ambas da Unesp de Araraquara, que desenvolveram projetos focados na prevenção do Covid-19 para o comercio. Isto, através de manuais que indicam as práticas que os negócios devem seguir para evitar a transmissão do vírus. Os projetos são realizados totalmente de forma remota, e tem o objetivo de garantir a segurança tanto dos funcionários do local como dos consumidores.

            A pandemia tem gerado um impacto negativo na economia do país, observamos grandes quedas nas vendas nesses últimos meses, sendo os pequenos negócios os mais afetados. Considerando essa preocupação, tem se pensado na flexibilização da economia e numa possível reabertura do comércio. No caso de Araraquara, a reabertura aconteceu no começo de junho, uma vez que a cidade tinha entrado na fase três (amarela). Porém, a partir da reabertura, observou-se um aumento nos casos confirmados da doença. Consequentemente, Araraquara retrocedeu na etapa de flexibilização, voltando para a fase dois (laranja).

Assim, tem sido um desafio manter a economia em movimento, enquanto se resguarda a vida das pessoas. Dessa forma, tem sido inevitável a necessidade de adaptação às práticas de prevenção exigidas. Surge então o questionamento: Todos os negócios estão preparados e tem se adaptado para essas práticas? A resposta é que, nem todo negócio tem conseguido se adaptar corretamente e é aí que entra o trabalho das Empresas Juniores, facilitando esse processo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Por um lado, a Catálise Jr. oferece manuais personalizados sobre as medidas de prevenção que devem ser tomadas durante a quarentena para estabelecimentos como supermercados, academia, padarias e farmácias. Além disso, o projeto inclui um treinamento online para os colaboradores.

Conversamos com Izabella García, estudante de Farmácia e Diretora de Projetos da Catálise Jr. Ela nos deu mais detalhes sobre o projeto: “Nós abordamos tudo, desde a higienização do local, superfícies e mãos; higienização do veículo; adaptação do local para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários; protocolos para a entrada e saída do estabelecimento, entre outros”. Ela ainda acrescentou: “Nós abordamos diferentes aspectos, mas os tópicos são totalmente personalizáveis de acordo com as necessidades e características daquele estabelecimento e a realidade do cliente”

Isadora Braz, estudante de Engenharia de Bioprocessos e Assessora de Gestão de Pessoas da Catálise Jr, explicou também sobre a importância dessa ação: “O projeto cumpre um papel muito especial: oferecer a ciência da universidade em prol da saúde pública. A disseminação da COVID-19 no país evidencia a importância de nós, estudantes, contribuirmos para formar, no futuro, indivíduos mais informados e conscientes, com destaque aos maiores alvos dessa iniciativa: os prestadores de serviços à população, que precisam atender todas as exigências de biossegurança em seus estabelecimentos para evitar o contágio”

Já no caso da Química Jr, eles possuem um projeto parecido, denominado “Boas Práticas de Prevenção” ou BPP. De igual forma, eles oferecem um manual de boas práticas que o estabelecimento deve seguir para se prevenir da doença e um treinamento on-line.

Como mencionado, o projeto contempla tanto clientes como funcionários. No caso dos funcionários, eles focaram bastante nas medidas de segurança para entregadores, sendo que eles ficam mais expostos ao vírus nas suas atividades. Para o consumidor, é entregue um guia mais visual e chamativo via WhatsApp, isto com o intuito de evitar o envio de mais um possível produto que necessite de cuidado para evitar a contaminação.

Além disso, os membros da Química Jr. incluíram no projeto uma gestão de marketing do negócio que envolve conteúdo para divulgação nas mídias sociais (da Empresa Júnior e estabelecimento) e para enviar aos clientes, produção de material para impressão e divulgação no local.

Rodrigo Prieto, estudante de Engenharia Química e Diretor Comercial da Química Jr, comentou sobre a ideia de investir no marketing dentro do projeto: “Fizemos uma pesquisa com cerca de 700 pessoas e como resultado, obtivemos que 81,4% das pessoas preferem comprar de empresas que adotam práticas de prevenção e 85,3% voltaria a pedir produtos ou serviços de empresas que se comprometem com o combate à pandemia. Assim acreditamos que a divulgação ajudaria os negócios a ter uma boa imagem e atraírem mais clientes, nesse cenário onde as vendas têm diminuído”.

Os universitários comentaram também sobre os projetos serem acessíveis: “Conhecemos os nossos clientes. Estes são, em maioria, micro e pequenos empreendedores, cuja situação financeira é particularmente fragilizada neste momento da pandemia, por isso é tão importante termos garantido preços mais baixos e formas de pagamento flexíveis. Acima de tudo, queremos ajudar essas pessoas a reduzirem ao máximo os danos causados pelo isolamento social, para que não precisem fechar os seus estabelecimentos e possam se reerguer financeiramente nesse período”

Empresas juniores como a Química Jr e a Catálise são empresas sem fins lucrativos que oferecem serviços e consultorias como empresas comuns do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do mercado. Além disso, são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores da universidade. O objetivo colocar em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎶 Iguatemi Ribeirão Preto traz de volta o ‘Iguatemi Music’ com Música ao Vivo às Quintas e Sextas-feiras! 🎵

A partir desta sexta-feira, 19 de abril, às 19h, o Iguatemi Ribeirão Preto convida seus clientes para uma experiência única no Open Mall (Piso Superior) com o retorno do Iguatemi Music.

🎉 ShoppingSantaÚrsula Celebra os 50 Anos da Multiplan com Exposição Especial! 🏢

O ShoppingSantaÚrsula está em festa para comemorar os 50 anos da Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers do país!

ERP nuvem e sistemas especializados da TOTVS apoiam segurança de dados e otimização de recursos da Cory

Parceira de longa data da TOTVS, empresa com mais de 50 anos de história agora planeja avançar ainda mais em sua jornada de digitalização com a contratação de WMS SaaS

🎉 Deive Leonardo fará Apresentação na Festa do Peão de Barretos com Entrada Beneficente! 🙏

Prepare-se para uma experiência única de renovação espiritual na 69ª Festa do Peão de Barretos, com a presença do renomado evangelista Deive Leonardo! Com sua nova turnê mundial "Antes & Depois"

🏍️ Barretos Motorcycles Inicia Venda de Ingressos na Loja Os Independentes! 🎟️

A partir desta segunda-feira, 15, os apaixonados por motociclismo e diversão poderão garantir seus ingressos para a 20ª edição do Barretos Motorcycles diretamente na loja Os Independentes
- PUBLICIDADE -